Desvendando os Mistérios do Coeficiente de Correlação de Pearson: o Retorno
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-4485.lev.2014.132346Palavras-chave:
Correlação de Pearson, métodos quantitativos, Ciência Política.Resumo
O principal objetivo desse trabalho é aprofundar a discussão a respeito do conceito de correlação de Pearson. Para tanto, apresentamos as suas propriedades, aplicações e limites. Metodologicamente, utilizamos simulação básica para demonstrar como a presença de outliers pode tanto ocultar correlações reais quanto forjar associações inexistentes. Além disso, discutimos os perigos analíticos das correlações espúrias. Com esse artigo esperamos facilitar não só a interpretação, mas também a utilização da técnica de correlação na Ciência PolíticaDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.