Pentecostais, Clientelismo e Política: uma Avaliação da Literatura Sobre América Latina e Brasil

Autores

  • Fabio Lacerda Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-4485.lev.2016.139665

Palavras-chave:

Pentecostais, evangélicos, clientelismo, Brasil

Resumo

O presente artigo é uma revisão da literatura sobre o crescimento pentecostal na América Latina e, em particular, no Brasil. A literatura é dividida em dois grupos. O primeiro é formado por trabalhos oriundos da antropologia e da sociologia da religião e busca investigar o impacto do crescimento pentecostal para o continente latino-americano. O segundo está mais voltado ao caso brasileiro e dá ênfase à mobilização eleitoral das igrejas pentecostais, sendo constituído por trabalhos da sociologia e da ciência política. O artigo também coloca em evidência o uso, feito pela literatura, do clientelismo como elemento presente na mobilização pentecostal. Argumento que as referências a práticas clientelistas pentecostais, conquanto não necessariamente equivocadas, carecem de um esforço conceitual e empírico mais aprofundado. Ao final do artigo, apresento uma análise simples da produção de leis da Assembleia Legislativa paulista com o mero objetivo de ressaltar, primeiro, a necessidade de melhor definição conceitual sobre o que se entende por clientelismo, e segundo, a dificuldade de oferecer argumentos empíricos que confirmem a hipótese de que políticos pentecostais seriam mais clientelistas do que os outros.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabio Lacerda, Universidade de São Paulo
    Doutor em ciência política pela USP. Atualmente, é professor assistente do departamento de ciências sociais da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

Downloads

Publicado

2018-02-14

Edição

Seção

Instituições Políticas, Políticas Públicas e Política Comparada

Como Citar

Pentecostais, Clientelismo e Política: uma Avaliação da Literatura Sobre América Latina e Brasil. (2018). Leviathan (São Paulo), 12, 1-44. https://doi.org/10.11606/issn.2237-4485.lev.2016.139665