Pentecostais, Clientelismo e Política: uma Avaliação da Literatura Sobre América Latina e Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-4485.lev.2016.139665Palavras-chave:
Pentecostais, evangélicos, clientelismo, BrasilResumo
O presente artigo é uma revisão da literatura sobre o crescimento pentecostal na América Latina e, em particular, no Brasil. A literatura é dividida em dois grupos. O primeiro é formado por trabalhos oriundos da antropologia e da sociologia da religião e busca investigar o impacto do crescimento pentecostal para o continente latino-americano. O segundo está mais voltado ao caso brasileiro e dá ênfase à mobilização eleitoral das igrejas pentecostais, sendo constituído por trabalhos da sociologia e da ciência política. O artigo também coloca em evidência o uso, feito pela literatura, do clientelismo como elemento presente na mobilização pentecostal. Argumento que as referências a práticas clientelistas pentecostais, conquanto não necessariamente equivocadas, carecem de um esforço conceitual e empírico mais aprofundado. Ao final do artigo, apresento uma análise simples da produção de leis da Assembleia Legislativa paulista com o mero objetivo de ressaltar, primeiro, a necessidade de melhor definição conceitual sobre o que se entende por clientelismo, e segundo, a dificuldade de oferecer argumentos empíricos que confirmem a hipótese de que políticos pentecostais seriam mais clientelistas do que os outros.
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