Transformações no mundo do trabalho e estratégias de controle do capital sobre o trabalhador

Autores

  • Izamara Nunes Sousa UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
  • Cinara Barbosa Franco de Sá UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-4485.lev.2017.145700

Palavras-chave:

mundo do trabalho, classe trabalhadora, controle sobre o trabalhador

Resumo

O presente artigo tem como objetivo pontuar algumas transformações no mundo do trabalho e suas implicações para a classe trabalhadora. Ressalta algumas das principais formas de “gestão” do trabalhador utilizadas atualmente que na verdade representam mecanismos estratégicos de controle sobre o trabalho e extração da mais-valia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Izamara Nunes Sousa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

    Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e regional. Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Sao Luis, Brasil Orientador: Franci Gomes Cardoso
    2015 - 2016 Especialização em Administração e Planejamento de Programas e Projetos Sociais. Instituto Superior Franciscano do Maranhão, IESF, Brasil Título: O SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS FAMILIARES E COMUNITÁRIOS PARA IDOSOS DO CRAS DA CIDADE OPERÁRIA: um estudo sobre o grupo "Vitalidade"
    2005 - 2010 Graduação em Serviço Social. Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Sao Luis, Brasil Título: O Estágio Curricular Em Serviço Social No Contexto da Formação Profissional na Perspectiva do Aluno-Estagiário Orientador: Maria do Amparo Gomes Barros

  • Cinara Barbosa Franco de Sá, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

    Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e regional. Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Sao Luis,

    Graduação em Serviço Social. Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Sao Luis

Referências

Antunes, Ricardo. 2015. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez.

Antunes, Ricardo. 1999. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e negação do trabalho. São Paulo: Boitempo.

Antunes, Ricardo. 2005. O caracol e sua concha: ensaios sobre a nova morfologia do trabalho. São Paulo: Boitempo.

Bouillerce, Brigitte. 2004. Saber desenvolver a criatividade na vida e no trabalho. São Paulo: Larousse.

Cungi, Crarly. 2004. Saber administrar o estresse na vida e no trabalho. São Paulo: Larousse. Dal Rosso, Sadi. 2008. Mais trabalho! A intensificação do labor na sociedade contemporânea. São Paulo: Boitempo.

Dejours, Christophe. 2015. A loucura do trabalho: estudo da psicopatologia do trabalho. São Paulo: Cortez.

Emir, Aquiles. 2017. Ilson Mateus estima faturar em 2017, no mínimo, R$ 8 bilhões. Disponível em: http://maranhaohoje.com/ilson-mateus-estima-fechar-o-ano-de-2017-com-umfaturamento-de-no-minimo-r-8-bilhoes Acesso em 18 de agosto de 2018.

Estadão. Ações trabalhistas caem mais de 50% após reforma. Disponível em: https:veja.abril.com.breconomiaacoes-trabalhistas-caem-mais-de-50-após-reforma Acesso em 20 de fevereiro de 2018.

Gramsci, Antonio. 2001. Americanismo e Fordismo. In Gramsci, Antonio. Cadernos do Cárcere, Vol 4. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Gramsci, Antonio. 2000. Cadernos do Cárcere, Vol 3. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. Harvey, David. 1982. “O Trabalho, o Capital e o Conflito de Classes em torno do Ambiente Construído em Sociedades Capitalistas Avançadas”. Revista Espaço & Debates, n° 6, p. 6-35.

Harvey, David. 1992. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola.

Marx, Karl. 1985. O Capital: crítica da economia política, Vol. I, Tomo I. São Paulo: Abril Cultural.

Marx, Karl. 1996. O Capital: crítica da economia política, Livro I, Tomo II. São Paulo: Abril Cultural.

Marx, Karl. 2008. O Capital: crítica da economia política, Livro I, Volume I: O processo de produção capitalista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Mandel, Ernest. 1982. “O Estado na fase do capitalismo tardio”. In Mandel, Ernest. O capitalismo tardio. São Paulo: Abril cultural.

Mészàros, István. 2002. “A necessidade e controle social”, In Mészàros, István. Para além do capital. São Paulo: Boitempo.

Minarelli, José Augusto. 1995. Empregabilidade –como ter trabalho e remuneração sempre. São Paulo: Gente.

Mota, Ana Elizabeth. 1996. “Proposta básica para o projeto de formação profissional”. Serviço Social e Sociedade, n° 50.

Schlindwein, Clainton. 2004. Empreendedores, o desafio do negócio próprio: uma análise da criação de micro e pequenas empresas. Dissertação apresentada à Universidade Federal e Santa Catarina para obtenção do grau de Mestre em Engenharia de Produção.

Vasapollo, Luciano. 2006. “O trabalho atípico e a precariedade: elemento estratégico determinante do capital no paradigma pós-fordista”, In Antunes, Ricardo (Org.) Riqueza e miséria do trabalho no Brasil. São Paulo: Boitempo.

Downloads

Publicado

2017-12-29

Edição

Seção

Notas de Pesquisa e Notas Metodológicas

Como Citar

Transformações no mundo do trabalho e estratégias de controle do capital sobre o trabalhador. (2017). Leviathan (São Paulo), 14, 107-122. https://doi.org/10.11606/issn.2237-4485.lev.2017.145700