n. 15 (2017): Dossiê "Crise na América Latina: entre o passado e o futuro"

Com o dossiê “Crise na América Latina: entre o passado e o futuro”, a revista Leviathan inaugura a sua seção dedicada à área de pensamento político latino-americano. Trata-se de um passo inovador da revista. Ao incorporar as reflexões dessa área em expansão das pesquisas acadêmicas brasileiras, a Leviathan dá mostras de seu pluralismo de temas, enfoques e métodos. Isso transparece também na origem diversificada dos autores que compõem o dossiê.

Por outro lado, como temos cotidianamente, a crise na América Latina continua. No Peru, o suicídio do ex-presidente Alan Garcia; na Argentina, a inflação acompanhada de uma política de desinvestimentos sociais do governo de Maurício Macri, responsável por saliente piora no nível de vida de parte significativa da sociedade Argentina; na Venezuela, o embate entre as forças capitaneadas por Nicolás Maduro e pelos oposicionistas Juan Guaidó e Leopoldo López parece mexer em um conflito geopolítico maior, no qual encontramos Rússia e Estados Unidos representando interesses diversos. Por fim, no Brasil, o governo de Jair Bolsonaro (PSL) se mostra uma combinação perversa entre liberalismo econômico, conservadorismo moral, militarização da vida social, exceção jurídica, obscurantismos de toda sorte e o tradicional familismo típico daquilo que o próprio mandatário acusava de ser a “velha política”.   

Nos textos que compõem o dossiê, encontramos reflexões sobre a democracia – e o seu antípoda, o fascismo-, sobre as relações entre América Latina e Estados Unidos, sobre as utopias forjadas no debate cultural latino-americano e sobre as tensões que a formação brasileira impõe aos esquemas universalizantes do marxismo. Embora cada um dos artigos trate de temas e objetos específicos, é bastante sugestivo lê-los com os olhos voltados para os desdobramentos políticos do quais estamos diante. Impossível não ter certa sensação de vertigem, como se já tivéssemos os vistos. Um motivo a mais, portanto, para aprofundarmos nossos estudos sobre o pensamento político e social produzido em nosso subcontinente, área especialmente vocacionada para exame da formação e dos desdobramentos da consciência crítica diante desse enigma chamado América Latina.

Leonardo Octavio Belinelli de Brito

Rafael Marino

Publicado: 2017-05-07