A crise da democracia perante a pluralidade da Teoria Política: apresentação do Dossiê Teoria Política e Democracia - Parte I

Autores

  • Lilian Sendretti Universidade de São Paulo
  • Gabriela Rosa Universidade de São Paulo
  • Felipe Freller Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-4485.lev.2021.196470

Palavras-chave:

Teoria Política, Democracia

Resumo

A Parte 1 do "Dossiê de Teoria Política e Democracia" apresenta reflexões fundamentadas sobre os sentidos de tantas ameaças à democracia como as que vemos hoje. A partir de uma diversidade de olhares e perspectivas, destaca a centralidade da Teoria Política e reflete sua pluralidade metodológica e de abordagens, particularmente na forma como ela vem se desenvolvendo no Brasil nas últimas décadas. Nossa aposta é que os artigos e entrevistas aqui reunidos podem contribuir para ilustrar as diferentes maneiras (por vezes contrastantes e divergentes, por vezes complementares) pelas quais a Teoria Política é capaz de refletir criticamente e orientar nosso olhar sobre o fenômeno democrático, suas mutações históricas e as crises que ele enfrenta (ou não) na atualidade. Longe de ser uma fragilidade, consideramos essa pluralidade da Teoria Política como sua maior riqueza intelectual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lilian Sendretti, Universidade de São Paulo

    É doutoranda em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. É pesquisadora do Núcleo de Instituições Políticas e Movimentos Sociais do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e pesquisadora júnior do Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Também é editora da Revista Leviathan - Cadernos de Estudos Políticos.

  • Gabriela Rosa, Universidade de São Paulo

    É doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da USP e bolsista da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Processo nº 2018/02426-9). Também é editora da área de Teoria Política na Leviathan – Cadernos de Pesquisa Política.

  • Felipe Freller, Universidade Federal de São Carlos

    É pesquisador de pós-doutorado no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com bolsa da FAPESP - processo nº 2021/03135-0, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), e pesquisador associado do Centre d’Études Sociologiques et Politiques Raymond Aron da École des Hautes Études en Sciences Sociales (CESPRA-EHESS).

Referências

DAHL, Robert. A democracia e seus críticos. São Paulo: WWF Martins Fontes, 2012.

DAHL, Robert. Prefácio à Teoria Democrática. Rio de Janeiro: Zahar, 1989.

DUNN, John. Setting the People Free: the story of democracy. 2 ed. Princeton: Princeton University Press, 2019.

ESTLUND, David. Democratic Authority: A Philosophical Framework. 2 ed. Princeton: Princeton University Press, 2008.

GALLIE, W. B. “Essentially Contested Concepts.” Proceedings of the Aristotelian Society, 1956, v. 56, p. 167–98. http://www.jstor.org/stable/4544562.

ROSANVALLON, Pierre. Democratic Legitimacy: Impartiality, Reflexivity, Proximity. Princeton: Princeton University Press, 2011.

PRZEWORSKI, Adam. Democracy and the Limits of Self-Government. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

Downloads

Publicado

2021-04-12

Edição

Seção

Dossiê Teoria Política e Democracia

Como Citar

A crise da democracia perante a pluralidade da Teoria Política: apresentação do Dossiê Teoria Política e Democracia - Parte I . (2021). Leviathan (São Paulo), 19, 1-10. https://doi.org/10.11606/issn.2237-4485.lev.2021.196470