O papel da máquina editorial na publicação de Nove novena, de Osman Lins, na França e na Alemanha.

Autores

  • Gaby Friess Kirsch Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5963.lilit.2000.105410

Palavras-chave:

patronagem, poder, estratégia, seleção, política empresarial, fator econômico, fator poetológico.

Resumo

O mercado editorial insere-se em um sistema no qual há mecanismos de poder em jogo. Fator de controle fora do próprio sistema literário, ele intervém na decisão de publicar uma tradução. Com base nas informações contidas na correspondência mantida entre Osman Lins e as tradutoras francesa e alemã, mostra-se como Nove, novena chegou ao conhecimento das editoras na França e na Alemanha, em que dificuldades esbarrou a publicação da tradução da obra, quais foram as estratégias usadas pela tradutora, pela agente literária e pelo próprio escritor para convencer os editores alemães a publicá-la e quais os argumentos alegados por eles para não editá-la.

Biografia do Autor

  • Gaby Friess Kirsch, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela FFLCH-USP

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Publicado

2000-10-15

Edição

Seção

Artigos