Palavras Aladas: Uma pequena teoria do sublime n'as Aves de Aristófanes

Autores

  • Adriane da Silva Duarte Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5963.lilit.1997.114190

Palavras-chave:

Comédia Grega Antiga, Aristófanes, Sublime

Resumo

A comédia As Aves de Aristófanes tem por tema principal o poder da palavra. Embora seu enredo possa parecer fantástico à primeira vista, a referência à democracia ateniense, cujo principal sustentáculo estava no debate público, está bem presente. Ao explorar as diversas possibilidades de usar as palavras para manipular os outros e atingir os objetivos mais impmváveis, Aristófanes traz à cena os maiores beneficiários da retórica: poetas, adivinhos, advogados, políticos. Nos sucessivos embates com o herói, delineia-se uma pequena teoria do sublime, que busca descrever o efeito do discurso sobre o homem. Apesar da sua brevidade, são surpreendentes os pontos de contato com a definição apresentada séculos mais tarde por Longino no Tratado do Sublime

Biografia do Autor

  • Adriane da Silva Duarte, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas
    Professora de Língua e Literatura Grega do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, FFLCH/USP.

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Publicado

1997-12-25

Edição

Seção

Artigos