Coesão, coerência e construção de objetos de discurso: vislumbrando uma perspectiva sociocognitiva e interacional para o ensino da produção escrita

Autores

  • Silvia Augusta Albert Bachur Grupo Educacional Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v29i1p181-200

Palavras-chave:

Produção textual, Ensino, Coesão e coerência, Referenciação, Redação de vestibular.

Resumo

: Este artigo tem por objetivo mostrar como os atuais estudos teóricos da Linguística Textual, de perspectiva sociocognitiva e interacional, ao abordar as noções de coesão, coerência e referenciação, podem colaborar para a prática pedagógica no que tange o ensino e aprendizagem da escrita, tendo em vista o desenvolvimento da proficiência escritora. Consideramos a coesão e a coerência como critérios de textualização, admitindo não só a interdependência entre eles, mas também a sua codeterminação ao processo de referenciação. Dessa perspectiva, a construção da coesão e da coerência é dinâmica, processual e ocorre por meio de inferências e estratégias cognitivas para os quais concorrem as marcas linguísticas, os conhecimentos prévios, a interação entre os interlocutores e o contexto. Destacamos a seleção das formas nominais, na construção da representação de objetos de discurso, relacionando-as ao projeto de dizer do locutor em redações de vestibular. Defendemos, assim, que a referenciação, ao construir representações para objetos de discurso, constitui uma base para a estruturação do texto e providencia pistas para a produção de sentidos na escrita. Respaldamo-nos, neste trabalho, principalmente, nos estudos de Koch (2006), Marcuschi (2006; 2007; 2008), Cavalcante et al. (2010) e Bentes (2012).

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Biografia do Autor

  • Silvia Augusta Albert Bachur, Grupo Educacional Cruzeiro do Sul
    Doutora em Língua Portuguesa (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP), Coordenadora dos cursos de Letras, na modalidade a distância, do Grupo Educacional Cruzeiro do Sul, São Paulo, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2016-07-06

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

BACHUR, Silvia Augusta Albert. Coesão, coerência e construção de objetos de discurso: vislumbrando uma perspectiva sociocognitiva e interacional para o ensino da produção escrita. Linha D’Água, São Paulo, v. 29, n. 1, p. 181–200, 2016. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v29i1p181-200. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/112396.. Acesso em: 18 abr. 2024.