Análise comparativa de blogs de divulgação científica em português

a descoberta científica em perspectiva

Autores

  • Flávia Silvia Machado Université de Poitiers

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v31i3p73-97

Palavras-chave:

análise comparativa, palavra, divulgação científica, descoberta científica, Círculo de Bakhtin

Resumo

Com base na teoria de Bakhtin e seu Círculo, propomos uma análise comparativa de dois blogs especializados em desco-bertas científicas, a saber: “De Rerum Natura” e “Cientistas descobriram que ...”. Apesar de serem escritos na mesma língua oficial, o português, os blogs são publicados por pesquisadores de dois países distintos, Portugal e Brasil. Consequentemente, consideramos que os blogs produzem sentidos de acordo com as especificidades das esferas ideológicas de seus países de origem. Nosso objetivo é identificar quais são os sentidos atribuídos à noção de descoberta nas postagens dos dois blogs, por meio de aspectos linguísticos e extralinguísticos. Primeiramente, recorremos às entradas lexicais do signo linguístico ‘descoberta’ em dicionários portugueses e brasileiros e pudemos depreender duas significações relevantes para o contexto dos enunciados em nosso corpus: a descoberta enquanto achado científico e resultado de estudos; e a descoberta relacionada ao descobrimento de terras. Este segundo significado remete-nos ao horizonte sócio-his-tórico compartilhado pelos dois países em torno da ‘descoberta’ ou ‘descobrimento’ do Brasil e de outros países lusófonos. Em nossa análise, pudemos verificar que a mesma materialidade linguística revelou diferentes relações dialógicas e temporalidades na concretização dos enunciados, ou seja, no plano do sentido.

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Publicado

2018-11-26

Como Citar

MACHADO, Flávia Silvia. Análise comparativa de blogs de divulgação científica em português: a descoberta científica em perspectiva. Linha D’Água, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 73–97, 2018. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v31i3p73-97. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/148794.. Acesso em: 16 abr. 2024.