O ensino da apresentação oral em francês e sua contribuição para o letramento acadêmico e para o plurilinguismo na ciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v33i2p161-188

Palavras-chave:

letramento acadêmico, gêneros textuais, plurilinguismo, produção oral, língua estrangeira

Resumo

No contexto da internacionalização das pesquisas nas universidades, este artigo apresenta parte dos resultados de um curso sobre o ensino de gêneros textuais da esfera acadêmica em francês. Com base nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo, nos aportes sobre o Letramento Acadêmico e em considerações sobre o plurilinguismo na ciência, o estudo analisou o material didático proposto e as apresentações orais dos alunos através de uma abordagem comparativa entre produção intermediária e produção final. Os resultados revelam um desenvolvimento das capacidades de linguagem dos estudantes e uma consequente contribuição para o Letramento Acadêmico em francês, visando a construir uma ciência plurilíngue.

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Biografia do Autor

  • Eliane Gouvea Lousada, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Professora doutora da FFLCH, Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, SP, Brasil. Bolsista Produtividade CNPq; https://orcid.org/0000-0002-3065-2769; elousada@usp.br
  • Emily Caroline Silva, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Doutoranda da FFLCH, Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, SP, Brasil; https://orcid.org/0000-0003-0798-4607; emilycsilva@usp.br
  • Ana Paula Silva Dias, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Mestra pela FFLCH, Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, SP, Brasil; https://orcid.org/0000-0002-8570-567X; ana9.pauladias@gmail.com

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Publicado

2020-07-29

Como Citar

LOUSADA, Eliane Gouvea; SILVA, Emily Caroline; DIAS, Ana Paula Silva. O ensino da apresentação oral em francês e sua contribuição para o letramento acadêmico e para o plurilinguismo na ciência. Linha D’Água, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 161–188, 2020. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v33i2p161-188. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/166748.. Acesso em: 19 abr. 2024.