Uma análise dialógica de O crocodilo, de Dostoiévski

um conto na fronteira da arte e da vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v33i3p175-196

Palavras-chave:

bakhtinística, dialogismo, literatura russa, prosa dostoievskiana, satira menipéia

Resumo

Este trabalho corresponde a uma análise do conto O crocodilo, de Dostoiévski, e tem como direcionamento teórico os conceitos de Bakhtin acerca de relações dialógicas, de sátira menipeia e de final aberto, além das suas concepções de estética e ética, autor e herói e das noções de projeto discursivo e construção de sentido. A análise recorre, além de a Bakhtin (2010a, 2010b, 2010c, 2011a, 2011b), a Schnaiderman (1983, 2011), metodologicamente consiste na interpretação dos elementos constitutivos do projeto discursivo do autor, das relações dialógicas instauradas e, consequentemente, da produção de sentidos do enunciado. A análise põe em cotejo ainda o conto O crocodilo com outras obras de Dostoiévski principalmente para a abordagem das peculiaridades nelas presentes. A conclusão aponta na direção da relevância de se levar em conta os elementos da constituição do conto O crocodilo como localizados em algum ponto fronteiriço entre o ato ético e o estético.

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Publicado

2020-11-20

Como Citar

LEITE, Francisco de Freitas. Uma análise dialógica de O crocodilo, de Dostoiévski: um conto na fronteira da arte e da vida. Linha D’Água, [S. l.], v. 33, n. 3, p. 175–196, 2020. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v33i3p175-196. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/171251.. Acesso em: 29 mar. 2024.