A revisão de texto por pares como metodologia ativa para o aprimoramento da escrita acadêmica

Autores

  • Sueli Cristina Marquesi Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Andréa Pisan Soares Aguiar Pontifícia Universidade Católica de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-2219-9546

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v34i1p137-158

Palavras-chave:

Escrita, Revisão, Interação, Metodologias ativas de aprendizagem, Aprendizagem por pares

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo apresentar a aplicação da metodologia de aprendizagem por pares adaptada a uma atividade de revisão de texto acadêmico, especificamente de resumo de dissertação de mestrado. Para o desenvolvimento dessa proposta, buscamos o aporte teórico que trata de metodologias ativas, bem como de interação e de escrita como processo recursivo, do qual faz parte a etapa de revisão. Entendemos que abordar o ensino da escrita acadêmica da perspectiva de tais metodologias permite alinhá-lo ao paradigma atual, segundo o qual, o aluno assume um papel ativo na própria aprendizagem, e o professor torna-se um orientador de caminhos que possibilitam a construção individual e coletiva de conhecimentos.

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Publicado

2021-05-03

Como Citar

MARQUESI, Sueli Cristina; AGUIAR, Andréa Pisan Soares. A revisão de texto por pares como metodologia ativa para o aprimoramento da escrita acadêmica. Linha D’Água, [S. l.], v. 34, n. 1, p. 137–158, 2021. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v34i1p137-158. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/180821.. Acesso em: 28 mar. 2024.