A literaturização da escola a partir de uma experiência com Machado de Assis no Ensino Básico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v35i1p81-95

Palavras-chave:

Ensino, Leitura, Literatura canônica, Extensão, Transformação

Resumo

Este artigo discute perspectivas prático-metodológicas acerca do trabalho de leitura do texto literário canônico na escola. A atividade aqui posta em discussão refere-se a um estudo de caso realizado com duas turmas do Ensino Básico, uma do 9º ano da rede municipal e outra do 2º ano técnico integrado ao Ensino Médio de rede federal. O que se discute, então, são os modos como a literatura canônica pode chegar até os estudantes por meio da escola. Além disso, procurou-se identificar como o processo de organização e sistematização da literatura no contexto escolar, na maioria das vezes, compartimentalizada, impossibilita a sua efetiva presença como agente de transformação e acesso ao conhecimento sobre o mundo.

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Biografia do Autor

  • Edcleberton de Andrade Modesto, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Possui graduação em Letras - Português/Inglês pela Faculdade José Augusto Vieira - FJAV (2013); Cursou Especialização em Estudos Literários e Linguísticos aplicados ao Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade José Augusto Vieira - FJAV (2014); Tem também Especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2015). Mestre em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2020), com bolsa CAPES. Doutorando em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, com bolsa CAPES. Área de concentração: Teoria da Literatura e linha de pesquisa voltada às Teorias Críticas da Literatura com ênfase no romance brasileiro contemporâneo. Além disso, tem experiência na área de Gestão Pedagógica, Ensino de Língua Portuguesa, Inglesa, Literatura e Redação. Atualmente, é professor no Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Feliz.

  • Izandra Alves, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

    Professora Doutora do curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês e do Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Feliz/RS

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Publicado

2022-03-21

Como Citar

MODESTO, Edcleberton de Andrade; ALVES, Izandra. A literaturização da escola a partir de uma experiência com Machado de Assis no Ensino Básico. Linha D’Água, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 81–95, 2022. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v35i1p81-95. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/182905.. Acesso em: 25 abr. 2024.