Níveis de compreensão leitora em um livro didático de Língua Portuguesa: uma análise sobre perguntas de leitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v34i3p45-64

Palavras-chave:

Ensino, Competência leitora, Tipos de perguntas, Operacionalizações, Atividade de compreensão

Resumo

A monitoração da compreensão textual por meio de perguntas é uma das estratégias mais empregadas nos livros didáticos de Língua Portuguesa (LDP). É comum o predomínio de perguntas exigindo do aluno operacionalizações voltadas à extração de informações textuais. Nesta pesquisa, observamos a natureza das perguntas ao texto nas seções de um LDP aprovado pelo PNLD no triênio de 2017-2019 (6º ano). Realizamos o estudo a partir da descrição do roteiro de perguntas de duas seções do livro, identificando os tipos de perguntas, os níveis de compreensão e as competências leitoras mais solicitadas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa com abordagem descritivo-interpretativa das perguntas das seções de compreensão. A fundamentação teórica seguiu os pressupostos da Linguística Textual, considerando estudos relacionados ao texto e à atividade de compreensão. Os resultados mostram perguntas destacando níveis de compreensão literal e inferencial e rara condução crítica por meio da integração do contexto extralinguístico.

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Publicado

2021-12-09

Como Citar

BRITO, Raíssa Martins; CARVALHO, Maria Angélica Freire de. Níveis de compreensão leitora em um livro didático de Língua Portuguesa: uma análise sobre perguntas de leitura. Linha D’Água, São Paulo, v. 34, n. 3, p. 45–64, 2021. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v34i3p45-64. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/184858.. Acesso em: 5 maio. 2024.