Videoclipe no ensino médio e o desafio de integrar os modos semióticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v34i3p147-162

Palavras-chave:

Leitura, Tarefa, Atividade, Análise semiótica, Multimodalidade

Resumo

Este artigo analisa como os modos semióticos foram mobilizados em uma tarefa de leitura e interpretação de um videoclipe realizada por alunos do Ensino Médio. Os dados foram gerados a partir de uma tarefa elaborada para uma WebQuest e das atividades desenvolvidas em aula, registradas em áudio e transcritas. O referencial teórico problematiza a multimodalidade e o videoclipe como gênero. A análise demonstrou que, em alguns momentos, a tarefa permitiria a almejada integração de diferentes semioses. A análise da leitura dos alunos, por sua vez, revelou que a construção de sentidos pode se pautar (i) em pistas verbais e imagéticas (o que demonstra que os alunos compreenderam que um texto pode ser composto por outras semioses, além da verbal) tomadas como entidades discretas ou (ii) na integração entre as diferentes semioses, embora a segunda forma tenha sido menos frequente. Assim, confirmamos o desafio de uma interpretação que integre modos semióticos.

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Biografia do Autor

  • Clara Dornelles, Universidade Federal do Pampa

    Professora Associada da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Atua no curso de Letras/Línguas Adicionais (Inglês e Espanhol) e Respectivas Literaturas e no Mestrado Profissional em Ensino de Línguas (MPEL), da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Coordena o Laboratório de Leitura e Produção Textual (LAB) e o Núcleo de Apoio Intercultural à Aprendizagem de Português como Língua Adicional e de Acolhimento (NAAIPLAA). Desenvolve pesquisas sobre ensino-aprendizagem de línguas e construção de identidades, no campo aplicado de estudos da linguagem.    

       
  • Taíse Simioni, Universidade Federal do Pampa
    Possui mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professora Associada na Universidade Federal do Pampa, com atuação no Curso de Licenciatura em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Línguas (Mestrado Profissional). É líder do Grupo de Pesquisa "Ensino e aprendizagem de línguas: uma abordagem quantitativa". Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: fonologia, morfofonologia, variação linguística e ensino da língua portuguesa.

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Publicado

2021-12-09

Como Citar

AZAMBUJA, Flávia; DORNELLES, Clara; SIMIONI, Taíse. Videoclipe no ensino médio e o desafio de integrar os modos semióticos. Linha D’Água, São Paulo, v. 34, n. 3, p. 147–162, 2021. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v34i3p147-162. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185061.. Acesso em: 3 maio. 2024.