O ensino da leitura literária na escola básica: perspectivas e desafios a partir da BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v35i1p4-20

Palavras-chave:

Leitura literária, Escola básica, BNCC

Resumo

Antonio Candido, no texto O direito à literatura, defende que a leitura do texto literário promove uma experiência humanizadora à medida que o indivíduo tende a se tornar mais empático diante das mais diferentes realidades. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é homologada em 2017, oferecendo aos professores da educação básica orientações que dialogam com o posicionamento de Candido. Todavia, entra em contradição em suas diretrizes, se distanciando da compreensão do texto literário enquanto material estético. Assim, este artigo promove uma discussão sobre a especificidade do texto e da leitura literária que auxilie o professor na sua prática de sala de aula e ainda reflete sobre as perspectivas e desafios presentes na BNCC no que se refere ao ensino da leitura literária como forma de promover aulas de literatura mais emancipadoras.

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Biografia do Autor

  • Andrea Portolomeos, Universidade Federal de Lavras

    Possui Doutorado em Letras - Literatura Comparada - pela Universidade Federal Fluminense (2005), com período sanduíche na Università la Sapienza, em Roma. É professora associada de teoria literária na Universidade Federal de Lavras, atuando na graduação e na pós-graduação em Letras. ÉLíder do grupo de pesquisa no CNPq "Linguagem literária e educação estética". Publicou no ano de 2020 os artigos "A leitura literária na sala de aula: a teoria na prática ajuda?, na revista Humanidades & Inovação, e "A poesia no ensino Fundamental: uma discussão sobre as orientações da BNCC", na Revista Claraboia.

  • Susana Vieira Rismo Nepomuceno, Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"

    Pós-graduanda em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo / Escola Superior de Agricultura "Luz de Queiroz" USP/ ESALQ, Piracicaba - SP. Professora na rede básica de ensino em Vitória - ES. Membro do Grupo " Linguagem literária e educação estética" no CNPq.

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Publicado

2022-03-21

Como Citar

PORTOLOMEOS, Andrea; NEPOMUCENO, Susana Vieira Rismo. O ensino da leitura literária na escola básica: perspectivas e desafios a partir da BNCC. Linha D’Água, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 4–20, 2022. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v35i1p4-20. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185083.. Acesso em: 24 abr. 2024.