Desenvolvimento do letramento literário a partir de estratégias de leitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v35i1p96-116

Palavras-chave:

Literatura, Estratégias metacognitivas, Oficina literária, Formação leitora, Formação cidadã

Resumo

O presente artigo propõe-se a discutir o uso de estratégias de leitura conforme proposto por Solé (1998) em prol do letramento literário, apresentando uma sequência de aulas implementada em uma turma de 1º ano do Ensino Médio em um colégio de aplicação da Zona da Mata Mineira. Com o intuito de integrar à formação estética necessária a um leitor literário (BARBOSA, 2011) uma formação cidadã — discutindo temas transversais relevantes para a formação crítica e reflexiva contemporânea, com destaque para questões de gênero, raça e classe —, foi desenvolvida uma oficina literária básica (COSSON, 2018) focada no livro Quarto de despejo (1960), de Carolina Maria de Jesus. Esta sequência propunha-se, além do letramento literário, ao desenvolvimento e ao aprimoramento de habilidades de leitura, escrita, oralidade e análise linguística, promovendo a integração entre esses eixos de ensino.

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Biografia do Autor

  • Carolina Alves Fonseca, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Professora de Língua Portuguesa do Colégio de Aplicação João XXIII - UFJF, atuando na instituição como Coordenadora de turma do Ensino Fundamental II; supervisora do PIBID de Língua Portuguesa e orientadora do Programa de Residência Docente de Língua Portuguesa. Possui graduação em Letras (2012), mestrado em Linguística e Ensino (2015) e doutorado em Linguagem e Sociedade (2020) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Cognitiva e Linguística Aplicada, orientando trabalhos nessa área.

  • Maria Beatriz Pinto, Universidade Federal de Minas Gerais

    Graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora, tendo cursado período de licenciatura em Educação Básica no Instituto Politécnico de Portalegre (Portugal), através do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (PIIGRAD - UFJF). Atualmente cursa mestrado em Educação na Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha de Educação e Linguagem.

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Publicado

2022-03-21

Como Citar

FONSECA, Carolina Alves; PINTO, Maria Beatriz. Desenvolvimento do letramento literário a partir de estratégias de leitura. Linha D’Água, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 96–116, 2022. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v35i1p96-116. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185163.. Acesso em: 25 abr. 2024.