Leitura argumentativa na escola: propostas didáticas fundadas na perspectiva interacional da argumentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v34i3p108-131

Palavras-chave:

Compreensão leitora, Argumentação, Modelo dialogal, Ensino-aprendizagem

Resumo

A leitura argumentativa é um campo que, atualmente, ainda carece de estudos específicos no Brasil e no mundo. Neste artigo, pretende-se discutir como esse tipo de leitura pode ser concebida e concretizada em classes de língua portuguesa no ensino fundamental, tematizando-a nos âmbitos teórico e prático com base em duas pesquisas realizadas no Mestrado Profissional em Letras/UFS, campus São Cristóvão. Metodologicamente, as pesquisas exploratórias e intervencionistas realizadas entre 2018 e 2019, por duas professoras-pesquisadoras, foram combinadas a fim de indicar como a leitura em perspectiva interacional pode ser articulada ao modelo dialogal da argumentação com vistas a promover práticas de leitura de textos marcados pela argumentação. Os resultados permitiram compor seis princípios orientadores para o desenvolvimento da leitura argumentativa na educação básica.

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Biografia do Autor

  • Isabel Cristina Michelan de Azevedo, Universidade Federal de Sergipe

    Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo, mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é graduada em Pedagogia e Letras. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Buenos Aires (UBA). Atua como professora do DLEV, PPGL e Profletras da Universidade Federal de Sergipe, campus São Cristóvão, na formação inicial de professores de Língua Portuguesa e na formação continuada de egressos dos cursos de Letras e Pedagogia. É líder do Grupo de Pesquisa em Argumentação e Retórica Aplicadas (GPARA/CNPq) e colíder do grupo de pesquisa Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso (ELAD/CNPq).Tem larga experiência na educação básica, pública e privada, com atuação nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, no ensino médio, na gestão escolar de unidade e rede de ensino. E-mail: icmazevedo2@gmail.com

  • Louriane Ribeiro Reis, Universidade Federal de Sergipe

    Mestre pelo Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Sergipe, campus São Cristóvão, em 2020, é especialista em Leitura, Literatura e Prática Pedagógica desde 2007 e graduada em Letras desde 2006. Atualmente é professora de língua portuguesa no ensino fundamental do Colégio Municipal de Araçás e está na gestão do Colégio Estadual José Vicente Leal, também em Araçás, Bahia.

  • Nadija Santos Monte, Universidade Federal de Sergipe

    Mestre pelo Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Sergipe, campus São Cristóvão, é especialista em Didática do Ensino Superior desde 2009 e graduada em Letras desde 2004. Atualmente é professora de língua portuguesa no Centro Estadual de Educação Profissional Agonalto Pacheco da Silva, onde atua no nível médio técnico, além de trabalhar no povoado de Pindoba, pertencente ao município de Neópolis, Sergipe no ensino regular e na Educação de Jovens e Adultos – EJA.

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Publicado

2021-12-09

Como Citar

AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de; REIS, Louriane Ribeiro; MONTE, Nadija Santos. Leitura argumentativa na escola: propostas didáticas fundadas na perspectiva interacional da argumentação. Linha D’Água, São Paulo, v. 34, n. 3, p. 108–131, 2021. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v34i3p108-131. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/186499.. Acesso em: 5 maio. 2024.