Arquiatria edgariana: Edgar Allan Poe e a imagética arquitetônica da mente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v35i3p11-26

Palavras-chave:

Psicopatologias, A poética do espaço, Inconsciente coletivo, O coração delator, William Wilson

Resumo

Estuda-se aqui a construção dos espaços internos em dois contos de Edgar Allan Poe que dialogam com os estudos psiquiátricos de seu tempo, constituindo uma espécie de arquitetura particular de patologias da mente, como a esquizofrenia ilustrada em “The Tell-Tale Heart” (2004 [1843]) e o transtorno dissociativo de identidade em “William Wilson” (2004 [1839]). Compara-se Archiatric, série de imagens arquitetônicas refletindo psicopatologias, do ilustrador Federico Babina, com o trabalho narrativo-imagético da prosa de Poe. Objetiva-se uma análise da construção arquitetônica dos contos, do modo como os espaços, tanto infra- quanto superestruturais e ornamentais, são dispostos para descrever estados psíquicos conturbados por psicoses que começam a ser pesquisadas pela moderna psiquiatria. Em uma hermenêutica peculiar da mente, Poe dialoga com arquétipos, mitos e fábulas ocidentais, trazendo imagens do inconsciente para espaços concretos. Os contos serão analisados, portanto, de acordo com o arcabouço conceitual da poética do espaço, de Gaston Bachelard.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Débora Souza da Rosa, Universidade Federal da Paraíba

    Professora Adjunta de Literaturas em Língua Inglesa (DE) da Universidade Federal da Paraíba desde outubro de 2020. Antes disso, foi Professora Adjunta de Literaturas em Língua Inglesa (DE) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) por dois anos, de agosto de 2018 a outubro de 2020. Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2008) e segunda graduação em Letras Português-Inglês também pela Universidade Federal Fluminense (2017). Possui Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012) e recebeu bolsa da CAPES por todo o período do mestrado. Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro / University of London - Birkbeck College (2016). Recebeu bolsa do CNPq pelo doutorado no Brasil e da CAPES pelo período de doutorado sanduíche concluído em Londres. É atualmente membro ativo do grupo de pesquisa Estudos do Gótico, da UERJ, liderado pelo Prof. Júlio César França Pereira; é membro do Grupo de Estudos Irlandeses, da UFBA, liderado pela Prof. Noélia Borges de Araújo; membro do grupo de pesquisa Interferências: Literatura e Ciência, liderado pelo Prof. André Cabral Cardoso; é membro ainda do grupo de pesquisa Literaturas Africanas, História e Pós-Colonialismo, liderado pelo Prof. Sílvio Ruiz Paradiso (UFRB). Tem experiência nas áreas de História, com ênfase em História Contemporânea, História das Mentalidades; e em Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Inglesa, desenvolvendo principalmente os seguintes temas: estudos de gênero e do feminino; teoria do romance, do conto moderno, estudos de narrativa; cultura e literaturas vitoriana e eduardiana e literaturas anglófonas do século XIX; teatro de Restauração na Inglaterra; literaturas iluminista e sentimental do século XVIII.

Referências

BABINA, F. Archiatric. Federico Babina, [s.d]. Disponível em: https://federicobabina.com/ARCHIATRIC. Acesso em: 08 de out. de 2022.

BACHELARD, G. A Poética do Espaço. In: BACHELARD, G. Coleção Os Pensadores: Bachelard. Tradução por Antônio da Costa Leal e Lídia do Valle Santos Leal. São Paulo: Editora Abril Cultural, 1978. p. 181-354.

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

DALÍ, S. El rostro de la guerra. 1940. 1 original de arte, óleo sobre tela, 64 x 79 cm.

Dissociative disorders. National Health Service [s.d]. Disponível em: https://www.nhs.uk/mental-health/conditions/dissociative-disorders/. Acesso em: 08 de out. de 2022.

FREUD, S. O ‘Estranho’ (1919). In: FREUD, S. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, Vol. XVII: uma neurose infantil e outros trabalhos (1917-1918). Rio de Janeiro: Imago Editora, 2006. p. 233-273.

JUNG, C. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Tradução de Maria Luíza Appy e Dora Mariana R. Ferreira da Silva. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2000.

POE, E. A. Collected Tales and Poems of Edgar Allan Poe. Ware, Hertfordshire: Wordsworth Special Editions: 2004.

RASPALL, E. Archiatric-amor Infinit. Youtube, 09 de jun. de 2019. Disponível em: https://youtu.be/1HzBJxQ6mVg. Acesso em: 08 de out. 2022.

THE Tell Tale Heart. Direção: Ted Parmelee. Produção: Stephen Bosustow. Estados Unidos: United Productions of America, 1953.

Downloads

Publicado

2022-12-05

Como Citar

ROSA, Débora Souza da. Arquiatria edgariana: Edgar Allan Poe e a imagética arquitetônica da mente. Linha D’Água, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 11–26, 2022. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v35i3p11-26. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/188584.. Acesso em: 19 abr. 2024.