Arquiatria edgariana: Edgar Allan Poe e a imagética arquitetônica da mente
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v35i3p11-26Palavras-chave:
Psicopatologias, A poética do espaço, Inconsciente coletivo, O coração delator, William WilsonResumo
Estuda-se aqui a construção dos espaços internos em dois contos de Edgar Allan Poe que dialogam com os estudos psiquiátricos de seu tempo, constituindo uma espécie de arquitetura particular de patologias da mente, como a esquizofrenia ilustrada em “The Tell-Tale Heart” (2004 [1843]) e o transtorno dissociativo de identidade em “William Wilson” (2004 [1839]). Compara-se Archiatric, série de imagens arquitetônicas refletindo psicopatologias, do ilustrador Federico Babina, com o trabalho narrativo-imagético da prosa de Poe. Objetiva-se uma análise da construção arquitetônica dos contos, do modo como os espaços, tanto infra- quanto superestruturais e ornamentais, são dispostos para descrever estados psíquicos conturbados por psicoses que começam a ser pesquisadas pela moderna psiquiatria. Em uma hermenêutica peculiar da mente, Poe dialoga com arquétipos, mitos e fábulas ocidentais, trazendo imagens do inconsciente para espaços concretos. Os contos serão analisados, portanto, de acordo com o arcabouço conceitual da poética do espaço, de Gaston Bachelard.
Downloads
Referências
BABINA, F. Archiatric. Federico Babina, [s.d]. Disponível em: https://federicobabina.com/ARCHIATRIC. Acesso em: 08 de out. de 2022.
BACHELARD, G. A Poética do Espaço. In: BACHELARD, G. Coleção Os Pensadores: Bachelard. Tradução por Antônio da Costa Leal e Lídia do Valle Santos Leal. São Paulo: Editora Abril Cultural, 1978. p. 181-354.
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
DALÍ, S. El rostro de la guerra. 1940. 1 original de arte, óleo sobre tela, 64 x 79 cm.
Dissociative disorders. National Health Service [s.d]. Disponível em: https://www.nhs.uk/mental-health/conditions/dissociative-disorders/. Acesso em: 08 de out. de 2022.
FREUD, S. O ‘Estranho’ (1919). In: FREUD, S. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, Vol. XVII: uma neurose infantil e outros trabalhos (1917-1918). Rio de Janeiro: Imago Editora, 2006. p. 233-273.
JUNG, C. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Tradução de Maria Luíza Appy e Dora Mariana R. Ferreira da Silva. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2000.
POE, E. A. Collected Tales and Poems of Edgar Allan Poe. Ware, Hertfordshire: Wordsworth Special Editions: 2004.
RASPALL, E. Archiatric-amor Infinit. Youtube, 09 de jun. de 2019. Disponível em: https://youtu.be/1HzBJxQ6mVg. Acesso em: 08 de out. 2022.
THE Tell Tale Heart. Direção: Ted Parmelee. Produção: Stephen Bosustow. Estados Unidos: United Productions of America, 1953.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Débora Souza da Rosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos manuscritos implica cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a Linha D'Água. Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à instituição a qual a revista encontra-se vinculada. Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Linha D'Água adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à revista.
Nesses casos, em conformidade com a política de acesso livre e universal aos conteúdos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou do Editor. Em quaisquer outras situações a reprodução total ou parcial dos artigos da Linha D'Água em outras publicações, por quaisquer meios, para quaisquer outros fins que sejam natureza comercial, está condicionada à autorização por escrito do Editor.
Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, partes do texto que excedam 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) requerem permissão por escrito dos detentores dos direitos autorais.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Linha D'Água. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.