Édipo, G. H. e o drama da existência: o heroísmo na deseroização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v35i3p99-112

Palavras-chave:

Édipo e G. H, Drama existencial, Heroísmo trágico, Crítica literária, Literatura comparada

Resumo

O presente estudo analisa os protagonistas das obras A paixão segundo G. H. (1964), da autora Clarice Lispector, e Édipo Rei, de Sófocles, discutindo a figura do herói trágico a partir de uma análise comparatista. Édipo, personagem trágico, está atravessado por ambiguidades e tensões da sua existência. Já no romance de Lispector, a personagem/narradora, identificada apenas pelas suas iniciais, atravessa o itinerário existencial, lançada no abismo do seu existir, e assiste a sua vida ruir. Para a análise, esta proposta centraliza sua discussão na figura dos personagens Édipo e G. H. como heróis trágicos, propondo uma leitura acerca da deseroização dos personagens e encarando-a como um ato de heroísmo, isto é, como a travessia pela existência, que despersonaliza os personagens e ilustra a virtude do herói trágico: a busca pelo eu.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luã Leal Gouveia, Universidade Federal do Pará

    Possui graduação em Linguagens e Códigos - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2019); Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS (2022). Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários, pelo programa do Pós-Graduação em Letras - PPGL, Área de Concentração: Estudos Literários, da Universidade Federal do Pará - UFPA (2022). Atuou como professor substituto de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Instituto Federal de Rodônia - IFRO, campus Cacoal (2022). Já desempenhou atividades como professor de Língua Portuguesa e Literatura, no cursinho pré-vestibular, do projeto Inclusão Social da UFMA (2017); Participou do corpo docente da instituição Unidade Integrada Bernardo Coelho de Almeida - UIBCA, como professor de Língua Portuguesa SEMED - São Bernardo/MA (2018); Foi professor de Língua Portguesa e Literatura Brasileira, na rede estadual de ensino SEDUC/MA (2019). Atualmente está participando como aluno Especial do Doutorado do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, campus Três Lagoas.

  • Claudia Letícia Gonçalves Moraes, Universidade Federal do Maranhão

    Doutora em Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão - FAPEMA). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão. Graduada em Letras - Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão. Professora Assistente da Universidade Federal do Maranhão, Campus São Bernardo - Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e Códigos, atuando na área de Língua Portuguesa com ênfase em estudos discursivos e literaturas de língua portuguesa. Líder do Grupo de Pesquisa Literatura, Alteridade e Decolonialidade (UFMA). Integrante dos Grupos de Pesquisa Historiografia, cânone e ensino (UnB) e Estudos de Paisagem nas Literaturas de Língua Portuguesa (UFF-UFMA). Organizadora do I e do II Colóquio Interdisciplinar de Literatura e Cultura Negra do Baixo Parnaíba (2018-2019).

Referências

AMARAL, E. O leitor segundo G. H.: Uma análise do romance A paixão segundo G. H. de Clarice Lispector. – Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2005.

BRANDÃO, J. S. Teatro grego: tragédia e comédia. Petrópolis, Vozes, 1985.

LEGOFF, J. História e memória. Campinas: editora UNICAMP, 2013.

LISPECTOR. C. A paixão segundo G. H. – Rio de Janeiro: Rocco, 2009.

NUNES, B. O drama da linguagem: Uma leitura de Clarice Lispector. São Paulo: Editora Ática S. A., 1995.

REMAK, H. H. H. Literatura Comparada: definição e função. In: COUTINHO, E. F; CARVALHAL, T. F. (orgs) Literatura comparada: textos fundadores. - Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

ROSENBAUM, Y. Metamorfoses do mal: Uma leitura de Clarice Lispector. – 1. Ed. 1. Reimpr. – São Paulo : Editora da Universidade de São Paulo: FAPESP, 2006.

VERNANT, J. Mito e tragédia na Grécia antiga. – São Paulo: Perspectiva, 2014. – (Estudos; 163 / dirigida por J. Guinsburg).

VIEIRA, T. Édipo rei de Sófocles. Apresentação j. Guinsburg. – São Paulo: Perspectiva, 2015.

VIEIRA, T. Considerações sobre o trágico e sobre a tradução poética. Opiniães, (14), 33-40, 2019.

WELLEK, R. O nome da Literatura Comparada. In: COUTINHO, E. F; CARVALHAL, T F. (orgs) Literatura comparada: textos fundadores. - Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

Downloads

Publicado

2022-12-05

Como Citar

GOUVEIA, Luã Leal; MORAES, Claudia Letícia Gonçalves. Édipo, G. H. e o drama da existência: o heroísmo na deseroização. Linha D’Água, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 99–112, 2022. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v35i3p99-112. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/191087.. Acesso em: 19 abr. 2024.