Eclipse do romance: autoconsciência narrativa e fatias de vida em Huxley, Döblin e Waugh

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v35i3p60-81

Palavras-chave:

Crise do romance, Literatura comparada, Contraponto, Berlin Alexanderplatz, Vile Bodies

Resumo

O presente artigo desenvolve uma análise comparada de três romances publicados na passagem da década de 1920 para a de 1930: Contraponto ([1928] 2014), de Aldous Huxley, Berlin Alexanderplatz ([1929] 2019a), de Alfred Döblin, e Vile Bodies ([1930] 2012), de Evelyn Waugh. A análise pauta-se no conceito de crise do romance para investigar como esses escritores responderam às crises estéticas, políticas e sociais da primeira metade do século XX, traçando novos caminhos para o gênero novelístico a partir de procedimentos que envolvem contenção e dispersão, variação de pontos de vista, polifonia e autorreflexividade formal. A abordagem comparatista, centrada em autores de diferentes nacionalidades (dois ingleses e um alemão), permite uma compreensão mais abrangente desse momento crucial para a história do mundo tal qual representado pela ficção. Para tanto, é preciso também levar em conta as relações entre literatura e outras artes: a música erudita, em Huxley, e o cinema, em Döblin e Waugh.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Raphael Valim da Mota, Universidade de São Paulo

    Doutorando direto em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP), com dissertação sobre os romances de Machado de Assis e Henry Fielding. Bacharel e Licenciado em Letras - Português e Inglês pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP). Possui experiência de pesquisa em Literatura Brasileira, Literatura Inglesa e Literatura Comparada, com ênfase nas seguintes áreas: prosa de Machado de Assis, romance brasileiro, romance inglês, Modernismo e obra de Mário de Andrade.

Referências

ADORNO, T. W. Posição do narrador no romance contemporâneo. In: ADORNO, T. W. Notas de literatura I. Tradução e apresentação de Jorge de Almeida. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2003a, p. 55-64.

ADORNO, T. W. Sinais de pontuação. In: ADORNO, T. W. Notas de literatura I. Tradução e apresentação de Jorge de Almeida. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2003b, p. 141-150.

ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Tradução de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

ALLEN, B. Vile Bodies: A Futurist Fantasy. Twentieth Century Literature, v. 40, n. 3, p. 318-328, 1994.

AUDEN, W. H. Calm even in the catastrophe. In: MCCLATCHY, J. D. (Org.). Poets on Painters: essays on the art of painting by twentieth century poets. Berkeley: University of California Press, 1988.

BENJAMIN, W. A crise do romance. Sobre Alexanderplatz, de Döblin. In: BENJAMIN, W. Obras escolhidas. Volume 1. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987, p. 54-60.

BITENCOURT, G. S. Fraturas da metrópole. Objetividade e crise do romance em Berlin Alexanderplatz. 2010. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

BOLLE, W. Crise do romance — crise de um país: Berlin Alexanderplatz, de Alfred Döblin. Literatura e Sociedade, n. 27, p. 77-94, jan./jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i27p77-94.

BRADBURY, M. The Modern British Novel. London: Penguin Books, 1993.

DIDEROT, D. Jacques, o fatalista, e seu amo. Tradução de Magnólia Costa Santos. São Paulo: Nova Alexandria, [1771-1778] 1993.

DÖBLIN, A. A Construção da Obra Épica. Tradução de Celeste H. M. Ribeiro de Sousa. Língua e Literatura, n. 26, p. 334-365, 2000. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2594-5963.lilit.2000.105425.

DÖBLIN, A. Meu livro Berlin Alexanderplatz [1932]. In: DÖBLIN, A. Berlin Alexanderplatz. Tradução de Irene Aron. São Paulo: Martins Fontes, 2019b, p. 523-525.

DÖBLIN, A. Berlin Alexanderplatz. Tradução de Irene Aron. São Paulo: Martins Fontes, [1929] 2019a.

FORSTER, E. M. Aspectos do romance. São Paulo: Globo, 2005.

FRIEDMAN, N. O ponto de vista na ficção – desenvolvimento de um conceito crítico. Tradução de Fábio Fonseca de Melo. Revista USP, n. 53, p. 166-182, mar./mai. 2002. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i53p166-182.

FUENTES, C. O milagre de Machado de Assis. Tradução de Sergio Molina. Folha de S. Paulo (+mais), São Paulo, 1 out. 2000. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs0110200003.htm Acesso em: 18 out. 2021.

GIDE, A. Os moedeiros falsos. Tradução de Mário Laranjeira. São Paulo: Estação Liberdade, [1925] 2009.

GÓGOL, N. O capote. In: GÓGOL, N. O capote e outras histórias. Tradução, prefácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015, p. 7-22.

HUXLEY, A. Antic Hay. New York: George H. Doran Company, 1923.

HUXLEY, A. Contraponto. Tradução de Erico Verissimo. São Paulo: Globo, [1928] 2014.

HUXLEY, A. Those Barren Leaves. Illinois: Dalkey Archive Press, [1925] 1998.

KAYSER, W. O grotesco. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2009.

LAFETÁ, J. L. A representação do sujeito lírico na Pauliceia desvairada. In: BOSI, A. (Org.) Leitura de poesia. São Paulo: Ática, 2007, p. 57-71.

LEWIS, M. G. The Monk. London: Penguin Classics, [1796] 1999.

LUKÁCS, G. A teoria do romance. Tradução de José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2009.

MANN, T. A montanha mágica. Tradução de Herbert Caro. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

MECKIER, J. Fifty Years of Counterpoint. Studies in the Novel, v. 9, n. 4, p. 367-372, 1977.

RAIMOND, M. La crise du roman: Des lendemains du Naturalisme aux années vingt. Paris: Corti, 1989.

ROSENFELD, A. Reflexões sobre o romance contemporâneo. In: ROSENFELD, A. Texto/Contexto I. São Paulo: Perspectiva, 1996. p. 75-98.

SÁ, D. S. de. The Monk: um Schauerroman inglês. Itinerários, n. 37, p. 155-171, jul./dez. 2013. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/6899#:~:text=Este%20artigo%20trata%20de%20contatos,forma%C3%A7%C3%A3o%20do%20romance%20g%C3%B3tico%20ingl%C3%AAs. Acesso em: 12 out. 2022.

SION, R. T. Aldous Huxley and the search for meaning: a study of the eleven novels. North Carolina: McFarland & Company, Inc., Publishers, 2010.

STERNE, L. The Life and Opinions of Tristram Shandy, Gentleman. London: Wordsworth Editions, 2009.

WAUGH, E. Decline and Fall. New York: Little, Brown and Company, [1928] 2012.

WAUGH, E. Vile Bodies. New York: Little, Brown and Company, [1930] 2012.

Downloads

Publicado

2022-12-05

Como Citar

MOTA, Raphael Valim da. Eclipse do romance: autoconsciência narrativa e fatias de vida em Huxley, Döblin e Waugh. Linha D’Água, [S. l.], v. 35, n. 3, p. 60–81, 2022. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v35i3p60-81. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/191556.. Acesso em: 28 mar. 2024.