Cor e som: interfaces significantes na obra de Sonia Coutinho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v35i3p171-183

Palavras-chave:

Literatura de Autoria Feminina, Música, Sonia Coutinho, Intertextualidade, Arte

Resumo

Este estudo tem como temática as relações interartísticas entre música, arte e literatura nos contos de Sonia Coutinho. Objetiva-se analisar a integração entre as construções verbal e musical, como um sistema complexo em que a estrutura melódica projeta e atua ao mesmo tempo na constituição e na representação das personagens na contística da autora baiana. A abordagem interpretativa dos contos permite a observação de relações significativas entre elementos discursivos e sonoros. As teorias sobre as relações entre literatura e música e a Crítica Literária Feminista forneceram a base teórica para o contexto histórico-social da análise. A atmosfera construída para os contos por meio de músicas de jazz e personagens sobrepostas às imagens de divas do cinema exemplificam o caráter de jogo intertextual produzido pela autora na sua ficção.

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Biografia do Autor

  • Lilian Santana da Silva, Universidade Federal de Alagoas

    Licenciada em Letras com Espanhol pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2006). Especialista em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2007). Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo pela Universidade Federal da Bahia (2010). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, desde dezembro de 2012, onde atua no Ensino Médio Integrado e na Graduação. Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2020).Temas de pesquisa: Literatura Baiana, Literatura de autoria feminina, Estudos de Gênero e Análise do Discurso.

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Publicado

2022-12-05

Como Citar

SILVA, Lilian Santana da. Cor e som: interfaces significantes na obra de Sonia Coutinho. Linha D’Água, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 171–183, 2022. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v35i3p171-183. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/191992.. Acesso em: 25 abr. 2024.