O sublime ecfrástico dos vídeos musicais: um travelling literário a partir da letra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v35i3p113-138

Palavras-chave:

Videoclipe, Écfrase, Inscrição Literária, Especificidade, Diversidade

Resumo

Com o videoclipe de Bachelorette respectivo a uma canção de Björk a servir de moldura, procura-se estudar em que medida o formato de arte da imagem em movimento em causa – o dos vídeos musicais – está assentado numa presença de estatuto idiossincrático, mas também variado, das artes verbais. Isto é, qual a especificidade e a diversidade literárias dos vídeos musicais partindo da passagem da letra a canção videografada e da identificação de diferentes tipologias de inscrição da literatura neles? Para tal efeito, a diversidade remete para casos tais quais lyric videos, vídeos que representam tecnologias de escrita ou vídeos interativos em que a palavra escrita tem destaque. Por seu turno, a tentativa de uma especificidade constrói-se em torno de uma metáfora. Esta compara uma ideia de viagens em transportes motorizados a um tipo de écfrase característico da transição letra-vídeo nos videoclipes, a um “sublime ecfrástico” que atua enquanto gancho conceptual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisco Ricardo Cipriano Silveira, Universidade de Coimbra

    Francisco Ricardo Cipriano Silveira licenciou-se em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2015), sendo distinguido com o Prémio Curricular Feijó, atribuído aos melhores alunos dessa instituição. Concluiu o mestrado em Estudos Artísticos (2017) na mesma faculdade. Atualmente (2018-), frequenta o doutoramento em Materialidades da Literatura, também na FLUC, enquanto bolseiro da FCT. Em 2020, publicou o livro Hiper-Real(ismo) Milenar: o cinema ciborgue à beira do ano 2000 (Edições Colibri). O seu trabalho tem incidido na relação do cinema com outras artes.

Referências

BRANCO, S. D. Music videos and non-musical sounds. In: Music and the Moving Image VI, New York University, 23 mai. 2011. Disponível em: http://www.researchgate.net/publication/348729624_Music_Videos_and_Non-Musical_Sounds. Acesso em 01 out. 2021.

BROSCH, R. Ekphrasis in the digital age: responses to image. Poetics Today, v. 39, n. 2, p. 225-243, 2018. DOI: http://doi.org/10.1215/03335372-4324420.

BUCKLAND, W. The unnatural and impossible storyworlds of michel gondry’s music videos: the mise en abyme of “bachelorette”. Volume! La revue des musiques populaires, v. 14, n. 2, n.p. 2018. Disponível em: http://journals.openedition.org/volume/5689. Acesso em 01 out. 2021.

COOK, N. Analysing musical multimedia. 1. ed. Oxford: Oxford University Press, 2000.

COSTA, J. P. Da MTV para o YouTube: a convergência dos vídeos musicais. 1. ed. Porto: Edições Afrontamento, 2016.

FAVREAU, A. 10 Music videos pulled straight out of literature. Quirkbooks, 31 ago. 2015. Disponível em: http://www.quirkbooks.com/post/10-music-videos-pulled-straight-out-literature. Acesso em 01 out. 2021.

FLAVORWIRE (Editorial Staff). Video killed the literary star? 10 music videos inspired by books. Flavorwire, 11 fev. 2011. Disponível em: http://www.flavorwire.com/149999/video-killed-the-literary-star-10-music-videos-inspired-by-books. Acesso em 01 out. 2021.

FRASER, P. Teaching music video. 1. ed. Londres: British Film Institute, 2005.

GOEHR, L. How to do more with words. two views of (musical) ekphrasis. The British Journal of Aesthetics, v. 50, n. 4, p. 389–410, 2010. DOI: http://doi.org/10.1093/aesthj/ayq036.

GOODWIN, A. Dancing in the distraction factory: music television and popular culture. 1. ed. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1992.

HOLZBACH, A. D. A invenção do videoclipe: a história por trás da consolidação de um gênero audiovisual. 1. ed. Curitiba : Appris, 2016.

INGHAM, M. Popular song and adaptation. In: LEITCH, T. (Ed.). The Oxford Handbook of Adaptation Studies. 1. ed. Oxford: Oxford University Press, 2017, p. 324-339.

JÓDAR-MARÍN, J. A. Evolución del montaje y postproducción del videoclip musical: del jumpcut a los VFX como paradigma de iconicidad y puesta en escena. Revista Mediterránea de Comunicación, v. 8, n. 2, p. 119-128, 2017. DOI: https://doi.org/10.14198/MEDCOM2017.8.2.8.

KINDER, M. Music video and the spectator: television, ideology and dream. Film Quarterly, v. 38, n. 1, p. 2-15, 1984. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1211862. Acesso em 22 out. 2022.

LINDHÉ, C. A visual sense is born in the fingertips: towards a digital ekphrasis. Digital Humanities Quarterly, v. 7, n. 1, 2013. Disponível em: http://www.digitalhumanities.org/dhq/vol/7/1/000161/000161.html. Acesso em 01 out. 2021.

MANOVICH, L. Software takes command. 1. ed. Nova Iorque: Bloomsbury, 2013.

MITCHELL, W. J. T. Picture theory: essays on verbal and visual representation. 1. ed. Chicago : University of Chicago Press, 1994.

MORTON, D. Panel to the screen: style, american film, and comic books during the blockbuster era. 1. ed. Mississípi: University Press of Mississippi, 2016.

NGAI, S. Ugly feelings. 1. ed. Cambridge, Massachusetts : Harvard University Press, 2005.

PEREGRINA, P. Bachelorette ou solteirona: divagações sobre a literatura na contemporaneidade. Obviousmag, n.p. 2015. Disponível em: http://lounge.obviousmag.org/palavras_peregrinas/2015/06/bachelorette-ou-solteirona-divagacoes-sobre-a-literatura-na-contemporaneidade.html. Acesso em 01 out. 2021.

PÉREZ-RUFÍ, J. P. Lyric videos: el encuentro del videoclip con el diseño gráfico y la composición tipográfica. Vivat Academia, n. 144, p. 01-18, 2018. DOI: http://doi.org/10.15178/va.2018.144.01-18.

RUIZ, D. S. El videoclip: comunicación comercial en la industria musical. 1. ed. Sevilha: Alfar, 2014.

S. A. Bachelorette. Björk & Family Tree, 15 mai. 2013. Disponível em: http://web.archive.org/web/20130515022143/http:/unit.bjork.com/specials/gh/SUB-05/index.htm. Acesso em 01 out. 2021.

S. A. Wuthering heights (song). Wikipedia The Free Encyclopedia, 23 out. 2021. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Wuthering_Heights_(song). Acesso em 01 out. 2021.

SÁNCHEZ-NAVARRO, J.; LAPAZ-CASTILLO, L. ¿Cómo analizar un videoclip desde un punto de vista narrativo?. 1. ed. Catalunha: Universitat Oberta de Catalunya, Editorial UOC, 2015.

VERNALLIS, C. Experiencing music video: aesthetics and cultural context. 1. ed. Nova Iorque: Columbia University Press, 2004.

AGGRESSIVE (Realização). Bloc Party – I Still Remember, 2007. Youtube, 27 out 2009. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5R-9IgWD36A. Acesso em 22 out 2022.

DICK, N. (Realização). Tears For Fears – Head Over Heels, 1985. Youtube, 9 aug 2013, Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CsHiG-43Fzg Acesso em 22 out 2022.

DONALD/ZAEH (Realização). Fall Out Boy – My Songs Know What You Did In The Dark (Light Em Up) (Part 1 of 11), 2013-2014. Youtube, 9 fev 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LkIWmsP3c_s. Acesso em 22 out 2022.

DONALD/ZAEH (Realização). Fall Out Boy – The Young Blood Chronicles, 2014. Youtube, 24 jun 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zZyWxbojYH8. Acesso em 22 out 2022.

DUSTOMCNEATO (Realização). Tears For Fears – Head Over Heels, 2008. Youtube, 16 out 2008. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=w0TYun-Nq1Q. Acesso em 22 out 2022.

FANNIN, B. (Realização). Good Old War – Coney Island, 2008. Youtube, 28 jun 2008. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XLNZc1tMuXE. Acesso em 22 out 2022.

FREEMAN, B. (Realização). The 1975 – I Like America & America Likes Me, 2019. Youtube, 18 jan 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RtKJXFqEtPM. Acesso em 22 out 2022.

GESUALDI, M. (Realização). Snail Mail – Pristine, 2018. Youtube, 21 mar 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=s7tnTucP1UM. Acesso em 22 out 2022.

GONDRY, M. (Realização). Björk – Bachelorette, 1997. Youtube, 6 nov 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JNJv-Ebi67I. Acesso em 22 out 2022.

GONDRY, M. (Realização). The Chemical Brothers – Star Guitar, 2002. Youtube, 11 mar 2009. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0S43IwBF0uM. Acesso em 22 out 2022.

HOPELESS RECORDS (Realização). The Roaring Twenties – You Ain’t No Saint, 2014. Youtube, 28 mai 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Jdnbuyui8Ew. Acesso em 22 out 2022.

LAWRENCE, F. (Realização). Gwen Stefani – What You Waiting For?, 2004. Youtube, 7 out 2009. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=f5qICl3Fr3w. Acesso em 22 out 2022.

LOWENSTEIN, R. (Realização). INXS – Mediate, 1987. Youtube, 24 dec 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Pr-Vfnd7Yno. Acesso em 22 out 2022.

MACMILLAN, K. (Realização). Kate Bush – Wuthering Heights, 1978. Youtube, 30 dec 2010. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-1pMMIe4hb4. Acesso em 22 out 2022.

MENDOZA, D. H. (Realização). Russian Red – Casper, 2014. Youtube, 24 jan 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Y9rs-nFfXBY. Acesso em 22 out 2022.

MILK, C. (Realização). The Wilderness Downtown, 2010. Youtube, 29 out 2010. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ReIwYj7BACM. Acesso em 22 out 2022.

MOTA, A. (Realização). Sérgio Godinho – Artesanato, 2018. Youtube, 12 jan 2018 Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SqVmiLLFPWI. Acesso em 22 out 2022.

PENNEBAKER, D. A. (Realização). Bob Dylan – Homesick Subterranean Blues, 1965. Youtube, 9 out 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MGxjIBEZvx0. Acesso em 22 out 2022.

STIPE, M. (Realização). R.E.M. – Fall On Me, 1986. Youtube, 16 mar 2009. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lf6vCjtaV1k. Acesso em 22 out 2022.

TEXIER, F. (Realização). Xiu Xiu – Josie’s Past, 2016. Youtube, 20 sep 2016 Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8A4FxKXL5pk. Acesso em 22 out 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-05

Como Citar

SILVEIRA, Francisco Ricardo Cipriano. O sublime ecfrástico dos vídeos musicais: um travelling literário a partir da letra. Linha D’Água, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 113–138, 2022. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v35i3p113-138. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/192001.. Acesso em: 26 abr. 2024.

Dados de financiamento