Dialogismo e heterodiscurso na divulgação científica brasileira e francesa: uma análise dialógico-comparativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v35i2p54-76

Palavras-chave:

Heterodiscursividade , Análise dialógica do discurso , Análise de discursos comparativa , Ciência Hoje , La Recherche

Resumo

Neste trabalho, propomos uma análise dialógico-comparativa da presença do heterodiscurso na divulgação científica (DC), com  o objetivo de verificar como se manifestam as diferentes formas da presença do outro no fio discursivo da DC. Para tanto, discutimos dois importantes conceitos da teoria bakhtiniana, o dialogismo e o heterodiscurso, e apresentamos a concepção de DC que pauta o estudo, enquanto relação dialógico-semântica entre esferas, destacando o papel do divulgador enquanto regente das vozes que povoam a DC. O corpus constitui-se de enunciados materializados em duas revistas de divulgação científica: Ciência Hoje e La Recherche, produções brasileira e francesa, respectivamente. As reflexões apresentadas apontam para a existência de várias formas de presença de outros no discurso da DC (a exemplo da forma dissimulada, construção híbrida, motivação pseudo-objetiva, palavra autoritária e sob a forma de gêneros intercalados), formas também observadas por Bakhtin no seu estudo sobre o heterodiscurso no romance.

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Biografia do Autor

  • Urbano Cavalcante Filho, Universidade Estadual de Santa Cruz. Instituto Federal da Bahia

    Doutor em Filologia e Língua Portuguesa pela USP (2017, com bolsa FAPESP), com Pós-Doutorado em Análise Dialógica e Comparativa de Discursos pela FFLCH-USP, sob a supervisão da Profa. Dra. Sheila Grillo (USP/CNPq). Durante o doutorado, realizou Estágio de Pesquisa no Exterior (Doutorado Sanduíche), na Université Paris Nanterre, na França (2015 e 2016), e no Brasil, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (PROCAD/2012), ambos com bolsa CAPES. Possui Mestrado em Letras: Linguagens e Representações (UESC, 2011), Mestrado em Cultura e Turismo (UESC, 2008, com bolsa FAPESB), Especialização em Leitura e Produção Textual (UESC, 2008) e Licenciatura em Letras - Habilitação Português/Inglês/Literaturas (UESC, 2004). Professor/Pesquisador do Instituto Federal da Bahia (IFBA - Campus Ilhéus, desde 2009). Professor/Orientador de Mestrado e Doutorado do PPGL Linguagens e Representações e do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC, Ilhéus, Bahia). Líder do Grupo de Pesquisa LINDES: Linguagens, Discurso e Sociedade (CNPq/IFBA) e Pesquisador dos GPs Diálogo (USP/CNPq) e GEDUSP. De 2005 a 2009, atuou como Professor do Departamento de Letras e Artes da UESC, em Ilhéus-Bahia. Possui experiência docente nas esferas pública e privada em todos os níveis de ensino: educação básica (ensino fundamental, médio, proeja e pré-vestibular) e ensino superior (graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância - EaD) na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Linguística, Leitura e Produção de Textos, Análise de Discursos e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. Os temas de pesquisa de seu interesse são: teorias da linguagem e do discurso, em especial a análise dialógica (ADD) e a análise de discursos comparativa (ADC), divulgação científica (história, ideologia, sujeitos, práticas, linguagens, esferas e gêneros), ensino de língua portuguesa, leitura e produção de textos, formação de professores.

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Publicado

2022-08-15

Como Citar

CAVALCANTE FILHO, Urbano. Dialogismo e heterodiscurso na divulgação científica brasileira e francesa: uma análise dialógico-comparativa. Linha D’Água, [S. l.], v. 35, n. 2, p. 54–76, 2022. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v35i2p54-76. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/194463.. Acesso em: 29 mar. 2024.