Contribuições do estudo hidronímico tocantinense: dos documentos oficiais à sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i1p99-114Palavras-chave:
Hidronímia, Tocantins, Toponímia, Proposta pedagógicaResumo
Este artigo tem como proposta apresentar as contribuições do estudo hidronímico tocantinense, rios Araguaia e Tocantins, partindo de documentos oficiais para o contexto da sala de aula. Como percurso metodológico, apresentamos uma investigação documental e um levantamento bibliográfico, norteados pelo plano onomasiológico de investigação, consoante ao método das pesquisas onomásticas. Deste modo, as hipóteses de pesquisa levantadas viabilizaram conhecer as especificidades das denominações toponímicas analisadas neste estudo. Os resultados obtidos apontam que o estudo dos rios do Tocantins, pela ótica da toponímia, possibilita conhecer, de forma interdisciplinar, os aspectos relacionados à cultura, identidade, memória e economia da região.
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