Artes cênicas e interdisciplinaridade: o interartístico em questão

Autores

  • Marie-Christine Lesage Université du Québec à Montréal
  • Daniela Nienkötter Sardá Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-7128-2469
  • Guilherme Soares dos Santos Université Paris-Sorbonne

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v35i3p184-197

Palavras-chave:

artes cênicas, interdisciplinaridade, interartístico

Resumo

Neste artigo, a autora faz uma distinção conceitual entre a interdisciplinaridade teórica e a interdisciplinaridade das práticas artísticas. Com efeito, existem duas maneiras de encarar a interdisciplinaridade: no âmbito dos saberes teóricos e da epistemologia, e do ponto de vista das práticas artísticas. A interdisciplinaridade, no sentido estrito, é um confronto de disciplinas constituídas, de metodologias e de teorias provenientes de horizontes epistemológicos diferentes. Por isso, importa diferenciar esta última do encontro de várias artes no interior da representação teatral ou da performance, que é da alçada do interartístico. A criação interartística, por sua vez, remete mais especificamente a processos de criação fundados em diálogos complexos entre diversas práticas que preservam a sua autonomia, o que deve, ainda, ser distinguido do fato de que a arte do teatro recorra a diferentes meios. A noção de interartístico busca, antes de tudo, designar a praxis, a qual — trata-se de uma hipótese — tenderia a se afastar do modelo de encenação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marie-Christine Lesage, Université du Québec à Montréal

    Marie-Christine Lesage é professora na Escola superior de teatro [École supérieure de théâtre] da Universidade do Quebec em Montreal [Université du Québec à Montréal] (UQÀM). Seu ensino e sua pesquisa em teatro versam sobre os processos de criação interartística no teatro e nas escritas contemporâneas. Ela publicou reflexões sobre esse assunto em várias revistas e obras coletivas, com um interesse marcado pelas questões atinentes às práticas interdisciplinares, à intermidialidade e à performatividade em sua relação crítica com a experiência do comum. Ela publicou uma obra dedicada ao teatro de Denis Marleau, intitulada Paysages UBU: mises en scène de Denis Marleau, 1994-2014 (Somme toute, 2015). A pesquisa financiada que ela conduz atualmente trata da “Cena interartística contemporânea (1990-2016): uma teatralidade na encruzilhada das artes visuais e midiáticas” [« La scène interartistique contemporaine (1990-2016): une théâtralité au carrefour des arts visuels et médiatiques »] (CRSH, 2016-2018). Nesse contexto, ela lidera o grupo de pesquisa PRint – Práticas interartísticas & cenas contemporâneas [PRint – Pratiques interartistiques & scènes contemporaines]. Ela também é membro do GRIAV (Grupo de pesquisa interdisciplinar em artes cênicas) [Groupe de recherche interdisciplinaire en arts vivants] da Faculdade de Artes da UQÀM.

  • Daniela Nienkötter Sardá, Universidade de São Paulo

    Doutora em Ciências da Linguagem pela Université Paris Descartes (atual Université Paris Cité). No pós-doutorado, financiado pela Fapesp e realizado na Universidade de São Paulo (USP), contribuiu para a consolidação da análise de discursos comparativa no Brasil. Membro do grupo Diálogo (CNPq/USP). Em suas pesquisas, compara os discursos de livros didáticos, textos oficiais de educação e de revistas de divulgação da filosofia nas línguas-culturas brasileira e francesa. Tradutora (FR <> PT-BR).

  • Guilherme Soares dos Santos, Université Paris-Sorbonne

    Mestre em Filosofia Política e Ética pela Universidade de Paris IV - Sorbonne. Recentemente, concluiu uma especialização em Tradução e Tecnologias de Informação Linguística pelo Instituto Camões, bem como um curso de formação continuada em Revisores de Texto pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (2021). Após vários anos de experiência no exterior, trabalha com tradução e revisão de textos.

Referências

COHEN-LEVINAS, D. (Org.). Le renouveau de l’art total. Paris: L’Harmattan, "Orfeo", 2004.

FERNANDEZ, L. Éloge de l’indisciplinaire: du théâtral (ou non) dans le solo de danse contemporaine, Registres, nº 13 ("Théâtre et interdisciplinarité", Marie-Christine Lesage [Org.]), 2008, p.76-92.

GLASER, B. G. e STRAUSS, A. L. La découverte de la théorie ancrée: stratégies pour la recherche qualitative, trad. Marc-Henry Soulet e Kerralie Oeuvray. Paris: Armand Colin, "Individu et société", 2010 [1967].

HEINICH, N. Le paradigme de l’art contemporain: structures d’une révolution artistique. Paris: Gallimard, "Bibliothèque des sciences humaines", 2014.

HUGHES, L.; LAFORTUNE, M. J. (Orgs.). Penser l’indiscipline: recherches interdisciplinaires en art contemporain / Creative Confusions: Interdisciplinary Practices in Contemporary Art. Montreal: Optica, 2001.

HUYS, V.; VERNANT, D. L’indisciplinaire de l’art. Paris: Presses universitaires de France, "Formes sémiotiques", 2012.

KATTENBELT, C. L’intermédialité comme mode de performativité. In: LARRUE, J. M. (Org.). Théâtre et intermédialité. Villeneuve d’Ascq: Presses universitaires du Septentrion, "Arts du spectacle – Images et son", 2015, p.101-116.

LAFLAMME, S. Recherche interdisciplinaire et réflexion sur l’interdisciplinarité. Nouvelles perspectives en sciences sociales, vol. 7, nº 1 ("Sur le thème de l’interdisciplinarité", Rachid Bagaoui e Alain Beaulieu [Orgs.]), 2011, p. 49-64

LARAMÉE, G. (Org.). L’espace traversé: réflexions sur les pratiques interdisciplinaires en art / Reflexions on Interdisciplinary Practices in Art. Trois-Rivières: Éditions d’art Le Sabord, "Essai", 2001.

LOUBIER, P. Du moderne au contemporain: deux versions de l’interdisciplinarité. In: HUGHES, L.; LAFORTUNE, M. J. (Orgs.). Penser l’indiscipline: recherches interdisciplinaires en art contemporain / Creative Confusions: Interdisciplinary Practices in Contemporary Art. Montreal: Optica, 2001, p.22-29.

MITCHELL, W. J. T. Interdisciplinarity and Visual Culture. Art Bulletin, vol. 77, no 4, 1995, p.540-544.

MORAN, J. Interdisciplinarity. Londres: Routledge, "The New Critical Idiom", 2002.

MORIN, E. Sur l’interdisciplinarité. Bulletin interactif du Centre International de Recherches et Études Transdisciplinaires, no 2, 1994. Disponível em: http://ciret-transdisciplinarity.org/bulletin/b2c2.php.

NANCY, J. L. Les arts se font les uns contre les autres. In: BLOCH, B. et al. Art, regard, écoute: la perception à l’œuvre. Saint-Denis: Presses universitaires de Vincennes, "Esthétiques hors cadre", 2000.

PAILLÉ, P. (Org.). La méthodologie qualitative: posture de recherche et travail de terrain. Paris: Armand Colin, "U Sociologie", 2006.

PAVIS, P. Les études théâtrales et l’interdisciplinarité. L’Annuaire théâtral, nº 29. In: PAVIS, P. (Org.). Méthodes en question, 2001, p.13-27.

RING PETERSEN, A. Installation Art: Between Image and Stage. Copenhague: Museum Tusculanum Press, 2015.

SUCHET, M. Indiscipline! Tentatives d’UniverCités à l’usage des littégraphistes, artistechniciens et autres philopraticiens. Montreal: Nota Bene, "Indiscipline", 2016.

SZENDY, P.; LAUXEROIS, J. (Orgs.). De la différence des arts. Paris: L’Harmattan, "Cahiers de l’Ircam", 1997.

TACKELS, B. Les Castellucci. Besançon: Les solitaires intempestifs, "Du désavantage du vent", 2005.

THOMPSON KLEIN, J. A Taxonomy of Interdisciplinarity. In: DOREN, C. L. van (Org.). A History of Knowledge: Past, Present and Future. Nova Iorque: Carol, 1991, p.15-30.

Downloads

Publicado

05-12-2022

Como Citar

LESAGE, Marie-Christine. Artes cênicas e interdisciplinaridade: o interartístico em questão. Linha D’Água, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 184–197, 2022. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v35i3p184-197. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/202941.. Acesso em: 12 dez. 2024.