Abordagens comparativistas nos estudos literários e interartes

Autores

  • Yuri Andrei Batista Santos Universidade de São Paulo. Université Paris Cité
  • Daniela Nienkötter Sardá Universidade de São Paulo
  • Urbano Cavalcante Filho Universidade Estadual de Santa Cruz. Instituto Federal da Bahia. Universidade de São Paulo
  • Paulo Roberto Gonçalves-Segundo Universidade de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-5592-8098

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v35i3p1-10

Palavras-chave:

Abordagens comparativistas, Estudos Literários, Estudos Interartes

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Yuri Andrei Batista Santos, Universidade de São Paulo. Université Paris Cité

    É doutorando no Programa de Pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa (PPGFLP/USP) como bolsista FAPESP e em regime de cotutela com a Université de Paris- França. Possui mestrado em Letras- Estudos em Linguagem pelo Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagens e representações (PPGLLR/UESC). Também possui graduação em Letras com dupla habilitação em Língua Portuguesa e suas literaturas e Língua Inglesa e suas literaturas pela UESC. Possui experiência no ensino de línguas, atuando como professor de português, inglês e alemão. É pesquisador vinculado ao grupo de pesquisa DIÁLOGO-USP. Atua nas seguintes áreas: teoria dialógica do discurso, escritas de si, análise comparativa de discursos, estudos de tradução, ensino de línguas estrangeiras, ludoletramento.

  • Daniela Nienkötter Sardá , Universidade de São Paulo

    Doutora em Ciências da Linguagem pela Université Paris Descartes (atual Université Paris Cité). No pós-doutorado, financiado pela Fapesp e realizado na Universidade de São Paulo (USP), contribuiu para a consolidação da análise de discursos comparativa no Brasil. Membro do grupo Diálogo (CNPq/USP). Em suas pesquisas, compara os discursos de livros didáticos, textos oficiais de educação e de revistas de divulgação da filosofia nas línguas-culturas brasileira e francesa. Tradutora (FR <> PT-BR).

  • Urbano Cavalcante Filho, Universidade Estadual de Santa Cruz. Instituto Federal da Bahia. Universidade de São Paulo

    Doutor em Filologia e Língua Portuguesa pela USP (2017, com bolsa FAPESP), com Pós-Doutorado em Análise Dialógica e Comparativa de Discursos pela FFLCH-USP, sob a supervisão da Profa. Dra. Sheila Grillo (USP/CNPq). Durante o doutorado, realizou Estágio de Pesquisa no Exterior (Doutorado Sanduíche), na Université Paris Nanterre, na França (2015 e 2016), e no Brasil, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (PROCAD/2012), ambos com bolsa CAPES. Possui Mestrado em Letras: Linguagens e Representações (UESC, 2011), Mestrado em Cultura e Turismo (UESC, 2008, com bolsa FAPESB), Especialização em Leitura e Produção Textual (UESC, 2008) e Licenciatura em Letras - Habilitação Português/Inglês/Literaturas (UESC, 2004). Professor/Pesquisador do Instituto Federal da Bahia (IFBA - Campus Ilhéus, desde 2009). Professor/Orientador de Mestrado e Doutorado do PPGL Linguagens e Representações e do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC, Ilhéus, Bahia). Líder do Grupo de Pesquisa LINDES: Linguagens, Discurso e Sociedade (CNPq/IFBA) e Pesquisador dos GPs Diálogo (USP/CNPq) e GEDUSP. De 2005 a 2009, atuou como Professor do Departamento de Letras e Artes da UESC, em Ilhéus-Bahia. Possui experiência docente nas esferas pública e privada em todos os níveis de ensino: educação básica (ensino fundamental, médio, proeja e pré-vestibular) e ensino superior (graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância - EaD) na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Linguística, Leitura e Produção de Textos, Análise de Discursos e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. Os temas de pesquisa de seu interesse são: teorias da linguagem e do discurso, em especial a análise dialógica (ADD) e a análise de discursos comparativa (ADC), divulgação científica (história, ideologia, sujeitos, práticas, linguagens, esferas e gêneros), ensino de língua portuguesa, leitura e produção de textos, formação de professores.

  • Paulo Roberto Gonçalves-Segundo, Universidade de São Paulo

    Doutor em Letras (2011) pelo programa de Filologia e Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Letras pela mesma universidade (2005). Tem experiência na área de Linguística, com pesquisas orientadas à articulação entre linguagem, cognição e discurso. Atua, principalmente, no campo da Análise Crítica do Discurso, na interface com a Linguística Sistêmico-Funcional, com a Linguística Cognitiva e com a Teoria da Argumentação; e na área de Linguística Aplicada, pensando na articulação entre gramática e textualidade, por meio de um olhar amparado pelas perspectivas cognitivo-funcional e discursivo-textual. Atualmente, participa como pesquisador dos projetos temáticos "História do Português Paulista" e "História do Português Brasileiro", é o primeiro líder do "Núcleo de Estudos em Análise Crítica do Discurso da USP" (NEAC-USP) e membro dos grupos de pesquisa "Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso" (ELAD) e "Grupo de Estudos do Discurso da USP" (GEDUSP), além de ser um dos editores da Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação (EID&A) e da Revista Linha D'Água. Integra também o Grupo de Trabalho da ANPOLL sobre "Argumentação". Paulo Roberto Gonçalves Segundo é professor doutor adjunto em Filologia e Língua Portuguesa, com dedicação exclusiva, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Referências

CARVALHAL, Tania Franco. Literatura Comparada. São Paulo: Ática, 1986.

CLÜVER, Claus. Inter textus/ inter artes /inter media. Aletria: Revista De Estudos de Literatura, vol. 14, nº 2, jul.-dez. 2006, p. 11-41. DOI: https://doi.org/10.17851/2317-2096.14.2.10-41.

COUTINHO, Eduardo. Introdução. In: COUTINHO, Eduardo. (Org). Fronteiras imaginadas: cultura nacional/teoria internacional. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2001. p. 7-12.

FREITAS, Alexandre. S. de; TEIXEIRA, Geraldo. H. T. S. Estudos interartes: Uma introdução. Revista Farol, 16(22), 130–138. 2020. DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v1i22.31276.

HUTCHINSON, Ben. Comparative Literature: A Very Short Introduction (Very Short Introductions). Oxford: Oxford University Press, 2018.

LUZ, Cleber da Silva; WALLAU, Vanessa Luiza de; MARINS, Liliam Cristina. Literatura, tradução, adaptação e intermidialidade: entrevista com Thaïs Flores Nogueira Diniz. Acta Scientiarum. Language and Culture, v. 43, n. 1, e57725, 13 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v43i1.57725.

NEUMANN, Gerson R.; RICHTER, Cintea; DAUDT, Marianna I. Diálogos transdisciplinares In: NEUMANN, Gerson R.; RICHTER, Cintea; DAUDT, Marianna I. (Org). Literatura comparada, ciências humanas, cultura, tecnologia. Porto Alegre: Class, 2021. p. 7-11.

SARDÁ, Daniela N.; CAVALCANTE FILHO, Urbano.; SANTOS, Yuri A. B.; GONÇALVES-SEGUNDO, Paulo R. A análise de discursos comparativa e outras abordagens comparativistas em ciências da linguagem. Linha D’Água, v. 35, n. 2, p. 1-15. mai-ago 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v35i2p1-15.

Publicado

2022-12-05

Como Citar

SANTOS, Yuri Andrei Batista; SARDÁ , Daniela Nienkötter; CAVALCANTE FILHO, Urbano; GONÇALVES-SEGUNDO, Paulo Roberto. Abordagens comparativistas nos estudos literários e interartes. Linha D’Água, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 1–10, 2022. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v35i3p1-10. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/205097.. Acesso em: 27 abr. 2024.