Abordagem dos gêneros de texto nas questões de língua portuguesa do Enem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i2p5-25

Palavras-chave:

Interacionismo Sociodiscursivo, Dimensão contextual do gênero, Dimensão linguística do gênero

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o tratamento dado ao gênero de texto e suas dimensões contextuais e linguísticas nas questões das provas do ENEM na área de “Línguas, códigos e suas tecnologias”, especificamente nas de Língua Portuguesa. A partir dessa perspectiva, lançamos a seguinte questão: essas dimensões são abordadas para compreender o gênero como tal? Para isso, realizamos um levantamento quanti-qualitativo das provas regulares do Enem, abrangendo o período de 2015 a 2020. Como base teórica para essa análise, aderimos aos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo, na análise predominantemente descendente de gêneros e o tratamento do texto como um sistema complexo, para o qual o texto é constituído por duas faces, uma dimensão social e uma dimensão linguística.

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Biografia do Autor

  • Ana Angélica Lima Gondim, Universidade Estadual do Piauí

    Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2017).
    Professora Adjunta da Universidade Estadual do Piauí (Brasil).

  • Meire Celedonio da Silva, Instituto Federal do Ceará

    Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, com período sanduíche na Universidade NOVA de Lisboa (2020).
    Professora do Instituto Federal do Ceará (Brasil).

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Publicado

2023-08-08

Como Citar

GONDIM, Ana Angélica Lima; SILVA, Meire Celedonio da. Abordagem dos gêneros de texto nas questões de língua portuguesa do Enem. Linha D’Água, São Paulo, v. 36, n. 2, p. 5–25, 2023. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v36i2p5-25. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/205896.. Acesso em: 9 maio. 2024.