A contribuição da argumentação para o letramento matemático de alunos do 1º ano do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i3p354-368

Palavras-chave:

Alfabetização matemática, Argumento justificativo, Insucesso matemático, Argumento racional, Argumento natural

Resumo

O presente estudo discute argumentação e seu uso no ensino da Matemática, para com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Procurou-se responder à seguinte indagação: “o uso da argumentação matemática pode contribuir na aprendizagem dos alunos, tanto da matemática quanto da argumentação?”. A metodologia consistiu em utilizar a argumentação para analisar a sua influência na alfabetização matemática. Desenvolveu-se parte da pesquisa em um período de 60 dias, com foco nos estudos dos números em diversos contextos, propondo momentos de diálogos, discussões e reflexões por meio dos questionamentos feitos pela professora, instigando e analisando a expressão oral dos alunos durante o estudo dos conteúdos. Diante disso, foi possível observar nos relatos dos alunos uma maior interação no diálogo com a professora e com os colegas, a reorganização das ideias, após ouvir outras opiniões, e um pensamento racional dos alunos que indicava uma compreensão do conceito matemático em estudo.

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Biografia do Autor

  • Rosemeire da Silva Rio de Oliveira, Universidade Anhanguera

    Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Anhanguera - Uniderp (Brasil).

  • Antonio Sales , Universidade Anhanguera

    Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010).
    Docente Sênior da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2015-2022).
    Docente do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Anhanguera - Uniderp e do Programa de Educação Matemática da Universidade Anhanguera-SP (Brasil).

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Publicado

2023-12-28

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

OLIVEIRA, Rosemeire da Silva Rio de; SALES , Antonio. A contribuição da argumentação para o letramento matemático de alunos do 1º ano do ensino fundamental. Linha D’Água, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 354–368, 2023. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v36i3p354-368. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/209795.. Acesso em: 9 maio. 2024.