Argumentação em perspectiva discursiva: implicações para o ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i3p293-320

Palavras-chave:

Argumentação, Ensino, Discurso, Texto, Ideologia

Resumo

Neste artigo, objetivamos, a partir do quadro teórico-metodológico da Análise de Discurso de filiação pecheutiana, realizar uma experimentação teórico-analítica sobre a concepção de argumentação e, assim procedendo, apresentar consequências para o trabalho com texto(s) no processo de ensino da argumentação. Para tanto, de início, trabalhamos um modo de inscrição da concepção de argumentação na Análise de Discurso e, na sequência, analisamos uma seleção de textos, a fim de expor um modo discursivo de ensinar argumentação no trabalho com texto(s). Com base nesse trabalho e nas análises, compreendemos que o ensino de argumentação, na perspectiva discursiva, requer tanto do professor quanto do aluno a exposição a um tipo de trabalho com o texto no qual possam experimentar, se colocar corpo a corpo com a linguagem, de tal modo a deslocarem-se da função comunicativa do texto para o seu funcionamento estruturado pelo trabalho simbólico da ideologia.

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Biografia do Autor

  • Eduardo Alves Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas

    Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2014).
    Pesquisador associado junto Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb, Nudecri, Unicamp) da Universidade Estadual de Campinas (Brasil).

  • Carmen Lucia Hernandes Agustini, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2003).
    Docente na Universidade Federal de Uberlândia (Brasil).

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Publicado

2023-12-28

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

RODRIGUES, Eduardo Alves; AGUSTINI, Carmen Lucia Hernandes. Argumentação em perspectiva discursiva: implicações para o ensino. Linha D’Água, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 293–320, 2023. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v36i3p293-320. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/209964.. Acesso em: 9 maio. 2024.