Leitura argumentativa em livros didáticos de Língua Portuguesa: análise da coleção Se liga na língua, PNLD/2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i3p106-127

Palavras-chave:

Ensino fundamental, Protocolo, Capacidades argumentativas, Perspectiva interacional, Ensino de argumentação

Resumo

Neste artigo, analisamos uma atividade presente no Livro Didático (LD) Se liga na língua, relacionada ao desenvolvimento da leitura argumentativa e à sua contribuição para o desenvolvimento de capacidades argumentativas. O corpus é composto por um material do 6º ano do Ensino Fundamental, adotado na rede municipal de Cícero Dantas - BA. Selecionamos uma atividade do capítulo sete, seção Entre saberes, cuja perspectiva requer a contraposição de pontos de vista. Metodologicamente, a pesquisa é de caráter documental e qualitativa. A análise terá a aplicação de um protocolo elaborado para compreender a proposta dos autores, sendo incluídas sugestões em prol da promoção da leitura argumentativa em uma perspectiva interacional (Plantin, 2008). Os resultados preliminares apontam que a atividade em análise parte dos pressupostos da leitura argumentativa, mas ainda requer adaptação e ampliação. Assim, almejamos que este estudo contribua com as discussões sobre leitura argumentativa e coopere para a efetivação do ensino da argumentação.

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Biografia do Autor

  • Aline de Santana Santos, Universidade Federal de Sergipe

    Mestranda em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (Brasil).
    Professora do Município de Cícero Dantas (Bahia, Brasil).

  • Rosely Melo Matos de Novais, Universidade Federal de Sergipe

    Mestranda em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (Brasil).
    Pós-graduanda lato sensu pela Faculdade Anísio Teixeira (Brasil).

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Publicado

2023-12-28

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

SANTOS, Aline de Santana; NOVAIS, Rosely Melo Matos de. Leitura argumentativa em livros didáticos de Língua Portuguesa: análise da coleção Se liga na língua, PNLD/2020. Linha D’Água, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 106–127, 2023. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v36i3p106-127. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/209972.. Acesso em: 30 abr. 2024.