A argumentação como ferramenta de análise de práticas dialógicas e monológicas materializadas no discurso de professores de Língua Inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i3p69-90

Palavras-chave:

Processos argumentativos, Construção do conhecimento, Contexto escolar, Ações argumentativas dialógicas e monológicas, Interação professor-aluno.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar de que modo e em que medida a argumentação pode contribuir para a construção do conhecimento durante os processos de ensino e de aprendizagem no âmbito da disciplina de língua inglesa da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, utilizamos como recursos analíticos as categorias discursivo-argumentativas de caráter epistêmico (Compiani, 1996; Brum, 2015; Halliday; Matthiessen, 2014), no plano linguístico, bem como as categorias dialógicas e monológicas (Mateus, 2016; De Chiaro; Leitão, 2005) no plano discursivo. Como resultados, concluímos que o processo argumentativo instaurado entre professores e alunos apresenta um caráter argumentativo mais dialógico do que monológico.

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Biografia do Autor

  • Patricia Streppel Hartemink, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutoranda em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (Brasil)

  • Luciane Kirchhof Ticks, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2008).
    Docente na Universidade Federal de Santa Maria (Brasil).

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Publicado

2023-12-28

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Artigos originais

Como Citar

HARTEMINK, Patricia Streppel; TICKS, Luciane Kirchhof. A argumentação como ferramenta de análise de práticas dialógicas e monológicas materializadas no discurso de professores de Língua Inglesa. Linha D’Água, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 69–90, 2023. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v36i3p69-90. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/210043.. Acesso em: 9 maio. 2024.

Dados de financiamento