Desenvolvendo habilidades de argumentação por meio do ensino do plano de texto argumentativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i3p200-221

Palavras-chave:

Análise Textual dos Discursos, Planejamento textual, Ensino de redação, Texto dissertativo-argumentativo, Ensino médio

Resumo

Este artigo investiga o impacto do ensino do plano de texto argumentativo no desenvolvimento das habilidades de argumentação dos alunos por meio de um estudo de abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e documental, com o aporte teórico da Análise Textual dos Discursos, que envolveu uma amostra de produções de textos dissertativo-argumentativos de participantes do projeto de extensão “Juntos Somos Mais Fortes”, ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no campus de Sinop. Observou-se que, mesmo entre os relutantes, a adoção do procedimento de planejamento textual promoveu melhora do desempenho na elaboração dos planos de texto, contribuindo para o desenvolvimento da argumentação da produção textual. Os resultados obtidos demonstraram que o ensino do plano de texto pode ser uma ferramenta eficaz para melhorar a habilidade dos alunos na produção de textos-dissertativos argumentativos, contanto que sejam abordadas também as questões gramaticais e de coesão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vanessa Fabíola Silva de Faria, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015).
    Professora titular da Universidade do Estado de Mato Grosso (Brasil).

  • Ana Maria Macedo, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho (2017).
    Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso (Brasil).

  • Paula de Col Campanha, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Mestranda em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Brasil)

Referências

ADAM, J.-M. Linguística textual: introdução à análise textual dos discursos. São Paulo: Cortez, 2008.

ADAM, J.-M. A noção de texto. Natal: EDUFRN, 2022.

CABRAL, A. L. T. O conceito de plano de texto: contribuições para o processo de planejamento da produção escrita. Linha D’Água, vol. 26, n. 2, 2013, p. 241-259. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v26i2p241-259.

CABRAL, A. L. T. Perspectivas da Análise Textual dos Discursos para a prática da escrita argumentativa na escola: planos de texto, sequências textuais e estratégias linguísticas nas redes sociais. In: GOMES, A. T.; PASSEGGI, L.; RODRIGUES, M. G. S. (org.). Análise Textual dos Discursos: perspectivas teóricas e metodológicas. Coimbra: Grácio Editor, 2018, p. 93-107.

CAVALCANTE, M. M. Abordagens da argumentação nos estudos de Linguística Textual. ReVEL, vol. 14, n. 12, 2016.

CAVALCANTE, M. M.; CUSTÓDIO FILHO, V.; BRITO, M. A. P. Coerência, referenciação e ensino. São Paulo: Cortez, 2014

COROA, M. L. M. S.; GARCEZ, L. do C.; CORRÊA, V. R. Texto dissertativo-argumentativo: Teoria e Prática. ReVEL, vol. 14, n. 12, 2016. p. 278-296.

GERALDI, J. W. Portos de Passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

FAIRCHILD, T. M. Ensino-aprendizagem da língua portuguesa I. Belém: EditAedi, 2014.

MARQUESI, S. C.; ELIAS, V. M.; CABRAL, A. L. T. Plano de texto, sequências textuais e orientação argumentativa. In: MARQUESI, S. C.; PAULIOUKONIS, A. L.; ELISAS, V. M. (org.). Linguística textual e ensino. São Paulo: Contexto, 2017. p. 13-32.

RODRIGUES, M. das G. S. A tessitura textual da denúncia contra a ex-presidenta Dilma Rousseff e a seção e conclusão da defesa. In: GOMES, A. T.; PASSEGGI, L.; RODRIGUES, M. G. S. (org.). Análise Textual dos Discursos: perspectivas teóricas e metodológicas. Coimbra: Grácio Editor, 2018, p. 51-64.

RIOLFI, C. R.; IGREJA, S. G. Ensinar a escrever no ensino médio: cadê a dissertação? Educação e Pesquisa, vol. 36, n. 1, 2010, p. 311-324. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000100008.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

FARIA, Vanessa Fabíola Silva de; MACEDO, Ana Maria; CAMPANHA, Paula de Col. Desenvolvendo habilidades de argumentação por meio do ensino do plano de texto argumentativo. Linha D’Água, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 200–221, 2023. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v36i3p200-221. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211141.. Acesso em: 9 maio. 2024.