A argumentação como instrumento para pensar a desencapsulação do ensino-aprendizagem de língua inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i3p51-68

Palavras-chave:

Agência, Formação, Currículo, Colaboração, Linguagem argumentativa

Resumo

O presente artigo propõe uma análise da linguagem argumentativa de uma proposta de formação que ocorreu entre onze professores de inglês e uma coordenadora, em uma escola da rede privada, na cidade de São Paulo, em 2022. Para tanto, inicialmente, discute o papel da argumentação no processo de desencapsulação do ensino-aprendizagem de inglês. Em seguida, faz uma breve descrição das ações que organizaram a proposta em um contexto de argumentação colaborativa. Na sequência, analisa as características enunciativas, discursivas e linguísticas entrelaçadas pela multimodalidade de um relato reflexivo que foi produzido por um dos participantes acerca do desenvolvimento de agência. Por fim, apresenta um relato que foi escrito colaborativamente entre todos os participantes para refletir sobre a importância da argumentação na produção compartilhada de significados.

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Biografia do Autor

  • Milena Maria Nunes de Matos Carmona, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Doutoranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil).
    Coordenadora Pedagógica do Departamento de Inglês no Colegio Dante Alighieri (São Paulo, Brasil).

  • Fernanda Coelho Liberali, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999).
    Docente na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil).
    Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D.

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Publicado

2023-12-28

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

CARMONA, Milena Maria Nunes de Matos; LIBERALI, Fernanda Coelho. A argumentação como instrumento para pensar a desencapsulação do ensino-aprendizagem de língua inglesa. Linha D’Água, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 51–68, 2023. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v36i3p51-68. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211286.. Acesso em: 9 maio. 2024.