Multiletramentos no ensino de argumentação emancipadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i3p91-105

Palavras-chave:

Argumentação, Prática Social, Projeto de Letramento, Ensino-Aprendizagem, Anos Iniciais

Resumo

As práticas comunicativas da sociedade contemporânea requerem usos sociais da lingua(gem) que ressignificam a leitura e a escrita convencionais. Nessas práticas, incluem-se situações em que, para agir no mundo em busca de garantia de direitos, precisamos argumentar. Cientes da necessidade de investimento nessas práticas, este artigo analisa a potencialidade dos multiletramentos no ensino de argumentação como prática social emancipadora, viabilizado por um projeto de letramento (PL) desenvolvido em uma turma do 5o ano dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública norte-rio-grandense. Para tal, utilizamos um recorte dos dados focalizado na rede de atividades e de gêneros discursivos que emergiu no desenrolar do citado PL. Os resultados da análise sinalizam tanto para a ressignificação das práticas de ler, escrever, escutar, falar e oralizar textos impressos, digitais, multissemióticos, multimidiáticos quanto para o potencial dos multiletramentos para transformar professoras e estudantes em agentes que argumentam com vistas a mudanças sociais, ponto central no ensino de argumentação em uma perspectiva emancipadora.

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Biografia do Autor

  • Júlio Cézar Dantas de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Mestrando em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil).

  • Glícia Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2008).
    Docente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil).

  • Débora Praxedes Morais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil).

Referências

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Publicado

2023-12-28

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

ARAÚJO, Júlio Cézar Dantas de; AZEVEDO, Glícia; MORAIS, Débora Praxedes. Multiletramentos no ensino de argumentação emancipadora. Linha D’Água, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 91–105, 2023. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v36i3p91-105. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211413.. Acesso em: 5 maio. 2024.