Um percurso de ensino-aprendizagem retórico-interacionista a partir da obra Auto da Compadecida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i3p154-177

Palavras-chave:

Retória, Ensino-Aprendizagem, Obra literária, Auto da Compadecida, Suassuna

Resumo

Situada na dimensão das práticas sociais, a argumentação é uma atividade humana não coerciva que se enquadra no domínio da controvérsia, da polêmica e conserva o diálogo como sua matriz relacional. Seu ensino amplia a competência argumentativa do discente, composta pelas capacidades de dialogar, pensar, optar e comprometer-se, essenciais à formação do cidadão, segundo Grácio (2016). O espaço escolar torna-se, em vista disso, apropriado à promoção de práticas docentes esteadas em conhecimentos teórico-práticos que favoreçam o planejamento de aulas voltadas a esse fim. O presente artigo instala-se, portanto, neste contexto, e visa a responder como uma proposta didática retórico-interacionista baseada na obra Auto da Compadecida poderia ser desenvolvida em sala de aula a fim de criar situações de ensino-aprendizagem que viabilizem a ampliação das competências argumentativas dos discentes no ensino básico. A obra Auto da Compadecida é apropriada a tal intento porque João Grilo corporifica o poder do discurso persuasivo e revela toda sua competência argumentativa ao lutar pela própria vida contra o cangaceiro Severino no episódio da gaita benta.

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Biografia do Autor

  • Camila Alderete Capitani, Faculdade Álvares Penteado

    Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (2021).
    Docente de Língua Inglesa da Faculdade Álvares Penteado (São Paulo, Brasil).

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Publicado

2023-12-28

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Como Citar

CAPITANI, Camila Alderete. Um percurso de ensino-aprendizagem retórico-interacionista a partir da obra Auto da Compadecida. Linha D’Água, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 154–177, 2023. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v36i3p154-177. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/214357.. Acesso em: 1 maio. 2024.