Sobre o discurso da construção do conhecimento

Autores

  • Kazue Saito Monteiro de Barros Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v24i2p119-136

Resumo

Muitos analistas dos gêneros textuais pleiteiam a existência de um domínio pedagógico, o que torna relevante definir quais gêneros o constituem e o que eles têm em comum. Os traços mais compartilhados por esses gêneros constituiriam as características mais básicas do domínio pedagógico. É nesse sentido que o presente trabalho se insere: busca identificar traços recorrentes em três formas de textos pedagógicos que circulam em contextos educacionais – redação de aluno, textos que ocorrem em livros didáticos, fala de professor. Antes da análise, reúne algumas observações sobre os critérios que têm sido usados por pesquisadores na caracterização de gêneros pedagógicos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

BARROS, Kazue Saito Monteiro de. Sobre o discurso da construção do conhecimento. Linha D’Água, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 119–136, 2011. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v24i2p119-136. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37360.. Acesso em: 24 abr. 2024.