Ações empreendedoras em práticas sociais: um desafio interdisciplinar

Autores

  • Rosalice Pinto Universidade Nova de Lisboa; Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa; Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v24i2p153-170

Resumo

Este trabalho, inserido no quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo, procura descrever de que forma ações empreendedoras, inseridas práticas sociais, podem vir a ser semiotizadas em gêneros textuais que circulam no interior/exterior das empresas. Considerando que os textos que circulam são representantes empíricos das atividades em que se inserem, procuro, de um ponto de vista interdisciplinar, mostrar a relevância dos estudos da/sobre a linguagem para o fomento do empreendedorismo empresarial nas organizações. De forma a atender esse objetivo, aponto, neste artigo, primeiramente, alguns conceitos téoricos que permeiam este trabalho relativos ao interacionismo sociodiscursivo (doravante ISD) – Bronckart (1999) –, abordagem teórica que privilegio, não deixando de considerar outras contribuições relevantes para a análise dos textos. Em seguida, considerando o carácter interdisciplinar do trabalho, procuro definir o termo empreendedorismo, a partir do contributo de outras áreas do conhecimento, no caso, da Economia. Por fim, apresento um exemplo de ação empreendedora dentro de uma instituição portuguesa, analisando um exemplar do gênero anúncio publicitário que nela foi produzido no ano de 2008.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosalice Pinto, Universidade Nova de Lisboa; Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa; Universidade Estácio de Sá
    Doutora em Linguística, Pesquisadora do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Bolsista da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal. Filiada ao Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa e à Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

PINTO, Rosalice. Ações empreendedoras em práticas sociais: um desafio interdisciplinar. Linha D’Água, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 153–170, 2011. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v24i2p153-170. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37362.. Acesso em: 28 mar. 2024.