Competição de motivações como fonte de inadequações na codificação oracional: análise à luz da gramática discursivo-funcional

Autores

  • Márcia Teixeira Nogueira Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Ednardo Pinho dos Santos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v27i1p191-205

Palavras-chave:

Competição de motivações, Inadequações, Funções sintáticas, Funções semânticas, Gramática discursivo-funcional.

Resumo

Este trabalho investiga alguns fatores pelos quais se pode dizer que um enunciado é inadequado em relação à situação de interação em que é usado e à gramática da língua, conforme concepção funcionalista de gramática como sistema flexível frente às pressões do uso. As inadequações são estudadas sob a perspectiva da atribuição de funções pragmáticas, semânticas e sintáticas aos constituintes do enunciado, segundo a concepção de funções gramaticais da Gramática Discursivo-Funcional (HENGEVELD; MACKENZIE, 2008). A hipótese básica, considerando que demandas pragmáticas e semânticas várias competem entre si pela expressão morfossintática (DU BOIS, 1985), é a de que a competição de motivações pode não se resolver satisfatoriamente em algumas situações de uso da língua, produzindo-se construções inadequadas quanto a algum tipo de motivação. Discutimos alguns tipos de inadequações encontradas no corpus de análise, constituído a partir de um banco de redações escolares, correlacionando-as a um quadro em que a inadequação é vista como a não satisfação de uma demanda funcional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Márcia Teixeira Nogueira, Universidade Federal do Ceará

    Márcia Teixeira Nogueira tem Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Araraquara-SP (1999) e Pós-Doutorado no Instituto de Linguística Teórica e Computacional - ILTEC, em Lisboa/PT, sob a orientação do Prof. Dr. Lachlan Mackenzie, Catedrático Honorário da Universidade de Amsterdã (VU). Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e orientação na Graduação em Letras e na Pós-Graduação em Linguística (Mestrado e Doutorado). Coordena o Grupo de Estudos em Funcionalismo (UFC/CNPq), que integra pesquisas na área de Teoria e Análise Linguística, com ênfase na descrição e análise do português em uso. Já publicou trabalhos do grupo com a participação de investigadores estrangeiros em dois livros – Estudos linguísticos de orientação funcionalista e Modo e modalidade: gramática, discurso e interação. Tem atuado na formação de recursos humanos, concluindo a orientação de várias teses de doutorado e dissertações de mestrado, avaliadas e aprovadas por pesquisadores de envergadura internacional.

  • Francisco Ednardo Pinho dos Santos, Universidade Federal do Ceará
    Francisco Ednardo Pinho dos Santos tem Mestrado em Linguística, na área de Teoria e Análise Linguística, e é professor de Língua Portuguesa da rede pública municipal da cidade de Fortaleza. É membro do Grupo de Estudos em Funcionalismo da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

NOGUEIRA, Márcia Teixeira; SANTOS, Francisco Ednardo Pinho dos. Competição de motivações como fonte de inadequações na codificação oracional: análise à luz da gramática discursivo-funcional. Linha D’Água, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 191–205, 2014. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v27i1p191-205. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/79935.. Acesso em: 29 mar. 2024.