O léxico do corpo humano em livros didáticos de português para falantes de outras línguas

Autores

  • Beatriz Daruj Gil Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v27i2p9-23

Palavras-chave:

Análise Crítica do Discurso, campos semânticos, léxico do corpo humano, livros didáticos, português para falantes de outras línguas.

Resumo

Quando atualizado discursivamente, o léxico ganha status de propriedade discursiva e participa da construção e disseminação de ideologias, junto com elementos que cercam sua produção, como as relações entre participantes da enunciação, o tempo, o lugar ou a identidade social dos enunciadores. Com vistas a conhecer investimentos ideológicos contidos na escolha lexical, este trabalho pretende apresentar levantamento e análise do léxico do corpo humano em livros didáticos de português para falantes de outras línguas (PFOL), utilizando-se da metodologia dos campos semânticos (para organização do léxico) e da orientação sociocognitiva da Análise Crítica do Discurso (para análise das escolhas lexicais).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Beatriz Daruj Gil, Universidade de São Paulo

    Professora da área de Filologia e Língua Portuguesa, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP

Downloads

Publicado

2014-12-16

Como Citar

GIL, Beatriz Daruj. O léxico do corpo humano em livros didáticos de português para falantes de outras línguas. Linha D’Água, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 9–23, 2014. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v27i2p9-23. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/83770.. Acesso em: 29 mar. 2024.