Sentido condicional no português: uma questão morfo-lexical ou discursiva?

Autores

  • Cristiane Dall Cortivo Lebler Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v27i2p103-121

Palavras-chave:

condicional, sentido, argumentação, enunciação, léxico.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo realizar análises e uma discussão em torno do sentido do condicional no português brasileiro. Denominado “futuro do pretérito” pela Gramática Tradicional, o condicional, segundo mostraram nossas análises, é mais que um modo ou um tempo verbal cuja desinência é marcada pelo morfema -ria: ele constitui um uso da linguagem que põe em jogo uma cena enunciativa em que há a participação de diferentes locutores, cujos pontos de vista são evocados por seu uso, bem como faz emergir uma superposição de vozes cujas origens são enunciadores, colocados em cena pelo locutor dos discursos. Como fundamentação teórica para este trabalho, utilizamos a Teoria da Argumentação na Língua em sua fase atual, a Teoria dos Blocos Semânticos desenvolvida por Marion Carel e Oswald Ducrot. Tal teoria foi escolhida por proporcionar uma análise semântica com base no léxico e em suas relações sintagmáticas e paradigmáticas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristiane Dall Cortivo Lebler, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
    Doutorado em Letras e Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professora Adjunta do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Linguística da mesma instituição.

Downloads

Publicado

2014-12-16

Como Citar

LEBLER, Cristiane Dall Cortivo. Sentido condicional no português: uma questão morfo-lexical ou discursiva?. Linha D’Água, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 103–121, 2014. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v27i2p103-121. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/83958.. Acesso em: 28 mar. 2024.