Aprender a argumentar, argumentando: o gênero Tweet no ensino de língua materna

Autores

  • Zilda Aquino Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Gabriela Dioguardi Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v28i1p49-66

Palavras-chave:

ensino, língua portuguesa, argumentação, gêneros digitais, tweet.

Resumo

Os gêneros discursivos são motivo de discussão constante entre os estudiosos que se dedicam ao ensino de língua portuguesa, por várias razões. Dentre elas, podem ser destacadas: a questão precípua de que todas as atividades humanas se relacionam à utilização da língua por meio de gêneros, conforme indica Bakhtin (1997), o fato de que os Parâmetros curriculares nacionais (1998) salientam a importância de que os gêneros sejam trabalhados em sala de aula, além da preocupação de pesquisadores, voltados, em sua maioria, à Linguística Aplicada, com a descrição de ações que podem, muito bem, orientar os professores no trabalho em sala de aula com os gêneros discursivos. Nessa direção, este artigo tem por objetivo tratar de um gênero, ainda pouco estudado em nosso meio e em sala de aula, o tweet, para descrever sua aplicabilidade na apreensão dos “gêneros da ordem do argumentar”. O referencial teórico corresponde aos preceitos da Linguística Textual, a partir de Marcuschi (2002 a 2010), tendo em vista a sociocognição, além de analistas do discurso que direcionam seus trabalhos à argumentação, como Amossy (2007), entre outros.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Zilda Aquino, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Depto de Letras Clássicas e Vernáculas - Área de Filologia e Língua Portuguesa
  • Gabriela Dioguardi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    Doutoranda da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP, São Paulo, Brasil. Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

AQUINO, Zilda; DIOGUARDI, Gabriela. Aprender a argumentar, argumentando: o gênero Tweet no ensino de língua materna. Linha D’Água, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 49–66, 2015. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v28i1p49-66. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/96140.. Acesso em: 23 abr. 2024.