Práticas de (in)formação numa plataforma de blog: leituras e escritas políticas em (con)textos do ensino médio

Autores

  • Maria de Fátima Almeida Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB
  • Robéria Nádia Araújo Nascimento Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB
  • Manassés Morais Xavier Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v28i1p87-107

Palavras-chave:

Blog, Educomunicação, Sociedade aprendente, Leitura crítica, Jornalismo digital.

Resumo

O presente trabalho refere-se a uma pesquisa-ação de caráter interdisciplinar sobre jornalismo digital, que desenvolveu ações de construção do conhecimento político, mediante a leitura e reflexão de portais jornalísticos do Estado da Paraíba. O estudo privilegiou a construção de novos modos de aprendizagem a partir do exercício da escrita, produzindo interfaces e feixes de percepções acerca da sociedade. Trilhando um percurso conceitual convergente, relaciona os postulados da teoria da Educomunicação (MARTÍN-BARBERO, 2014) com a perspectiva da Sociedade Aprendente (ASSMANN, 2001), contemplando, ainda, visões de outros autores. À luz desses eixos teóricos, expõe a intervenção realizada com alunos do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Campina Grande – PB, considerando as vivências sociais narradas pelos sujeitos. Como resultado mais significativo, o estudo possibilitou a criação do blog Jornalismo.com para as produções textuais dos alunos na expectativa de inspirar propostas educativas que transcendam o espaço escolar. Dentre os objetivos alcançados, vislumbrou-se a informação e formação de sujeitos críticos a partir de leituras de notícias e reportagens da web, bem como o favorecimento das habilidades de escrita, sugerindo a necessidade de se garantir voz aos aprendizes para além dos espaços educativos, (in)formando-os a partir de ações transformadoras e colaborativas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria de Fátima Almeida, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB
    Professora doutora da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, João Pessoa, PB, Brasil
  • Robéria Nádia Araújo Nascimento, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB
    Professora doutora da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Campina Grande, PB, Brasil
  • Manassés Morais Xavier, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB
    Mestre da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Campina Grande, PB, Brasil

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

ALMEIDA, Maria de Fátima; NASCIMENTO, Robéria Nádia Araújo; XAVIER, Manassés Morais. Práticas de (in)formação numa plataforma de blog: leituras e escritas políticas em (con)textos do ensino médio. Linha D’Água, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 87–107, 2015. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v28i1p87-107. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97000.. Acesso em: 19 abr. 2024.