Tecnologias da informação e comunicação como suporte à aprendizagem ativa de língua portuguesa no ensino superior

Autores

  • Sueli Cristina Marquesi Universidade Cruzeiro do Sul e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
  • Ismar Frango Silveira Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v28i1p141-158

Palavras-chave:

tecnologias da informação e da comunicação, aprendizagem ativa, sequências textuais expositivas, sequências textuais descritivas, ensino de língua portuguesa em ambientes virtuais de aprendizagem.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo principal discutir o ensino de Língua Portuguesa, em uma abordagem que relaciona princípios teóricos das Metodologias Ativas de Aprendizagem e da Análise Textual dos Discursos, tendo como suporte as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Tomando por base, principalmente, estudos desenvolvidos por Bransford et al. (2000), Greus (2008) e por Adam (2011), será discutida uma unidade de conteúdo da disciplina Língua Portuguesa, em que sequências expositivas e descritivas constroem-se de forma a proporcionar a aprendizagem ativa em ambiente virtual de aprendizagem. Para tanto, trar-se-á para a discussão uma unidade temática destinada a estudantes de primeiro ano de Graduação de uma universidade da cidade de São Paulo, componente de uma disciplina trabalhada a distância.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sueli Cristina Marquesi, Universidade Cruzeiro do Sul e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
    Professora doutora da Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, São Paulo, SP, Brasil
  • Ismar Frango Silveira, Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, Brasil
    Professor doutor da Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL e Adjunto da Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM, São Paulo, SP

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

MARQUESI, Sueli Cristina; SILVEIRA, Ismar Frango. Tecnologias da informação e comunicação como suporte à aprendizagem ativa de língua portuguesa no ensino superior. Linha D’Água, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 141–158, 2015. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v28i1p141-158. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97451.. Acesso em: 16 abr. 2024.