Organização de material didático virtual na homepage

Autores

  • Mercedes Fátima Canha Crescitelli Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo
  • Karlene do Socorro Rocha Campos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v28i1p9-29

Palavras-chave:

Gênero digital, Homepage, Educação a Distância, Sociorretórica, Gêneros.

Resumo

Consideramos que o conhecimento da organização sociorretórica do gênero homepage auxilia o designer instrucional a promover uma interação positiva dos participantes de cursos online a distância com o conteúdo pedagógico e, consequentemente, a promover o seu envolvimento com os processos de ensino e de aprendizagem. Neste trabalho, examinamos essa organização nas homepages de dez disciplinas oferecidas no curso de graduação de Matemática – Licenciatura – Modalidade a Distância da PUC-SP, na perspectiva sociorretórica de análise de gêneros (SWALES, 1990), na qual se consideram os propósitos comunicativos do gênero; as unidades funcionais (movimentos retóricos) que o caracterizam e as estratégias retóricas empregadas para o alcance de tais propósitos. A organização sociorretórica da informação nas homepages das disciplinas selecionadas revela-nos a prática social adotada pelos usuários desse gênero. Conhecer essa organização permite ao designer e ao professor desenvolver um design instrucional mais eficiente, visto que a compreensão do modo como funciona o gênero nas circunstâncias em que é produzido auxilia-os a atender às necessidades situacionais do contexto de ensino e aprendizagem, de forma que a organização do conteúdo e das atividades pedagó- gicas seja compreensível e corresponda às expectativas dos aprendizes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mercedes Fátima Canha Crescitelli, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo
    Professora associada do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, São Paulo, Brasil
  • Karlene do Socorro Rocha Campos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo
    Professora doutora do Departamento de Português da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, São Paulo, Brasil

Publicado

2015-06-30

Como Citar

CRESCITELLI, Mercedes Fátima Canha; CAMPOS, Karlene do Socorro Rocha. Organização de material didático virtual na homepage. Linha D’Água, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 9–29, 2015. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v28i1p9-29. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97655.. Acesso em: 19 abr. 2024.