Letramento literário multimodal e intermidiático: a construção do leitor/scriptor de una nova mídia

Autores

  • Ana Luiza Ramazzina Ghirardi Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, SP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v30i2p51-69

Palavras-chave:

experiência didática, multimodalidade, intermidialidade, adaptação literária, autor/scriptor.

Resumo

Esse artigo apresenta uma experiência didática realizada com estudantes da graduação de Letras (Português, Português-Francês, Português-Inglês, Português-Espanhol), da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/UNIFESP, campus Guarulhos, durante o segundo semestre de 2015. O objetivo do curso, intitulado “Adaptação Literária e Multimodalidade”, era o de levar o aprendiz a se apropriar dos conceitos fundamentais de multimodalidade e de intermidialidade por meio de análise de adaptações literárias em diversas mídias. A estratégia didática adotada foi a de convidar o aprendiz a tomar o papel de autor/scriptor de uma transposição intermidiática multimodal através do manuseio de uma obra literária pertencente a uma mídia verbal textual (mídia-fon-te) com o objetivo de reconfigurá-la em uma mídia qualificada – filme, HQ, stop-motion etc. (mídia-alvo) a partir de sua apropriação da linguagem literária textual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Luiza Ramazzina Ghirardi, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, SP

    Professora doutora da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.

Downloads

Publicado

2017-10-27

Como Citar

GHIRARDI, Ana Luiza Ramazzina. Letramento literário multimodal e intermidiático: a construção do leitor/scriptor de una nova mídia. Linha D’Água, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 51–69, 2017. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v30i2p51-69. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/131654.. Acesso em: 19 abr. 2024.