Processos discursivos de oralidade e de escrita no ensino de língua portuguesa

Autores

  • Maria Valíria Aderson de Mello Vargas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v0i22p39-47

Resumo

Busca-se discutir, neste trabalho, o papel que os procedimentos discursivos de oralidade e de escrita podem desempenhar nas atividades de ensino e aprendizado da língua portuguesa. Para tanto, expõem-se as relações que se estabelecem entre as duas modalidades em questão (a oralidade e a escrita) e apontam-se algumas estratégias para levar o aluno a compreender os diferentes usos da língua como legítimas manifestações de linguagem, desde que adequados às intenções, aos interlocutores envolvidos e aos contextos em que são enunciados.

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Publicado

2009-12-04

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

VARGAS, Maria Valíria Aderson de Mello. Processos discursivos de oralidade e de escrita no ensino de língua portuguesa. Linha D’Água, [S. l.], n. 22, p. 39–47, 2009. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v0i22p39-47. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37324.. Acesso em: 28 mar. 2024.