Leitura, ensino de língua portuguesa e formação do professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v34i1p103-115

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa, Formação docente, Leitura, Relatório de Estágio

Resumo

Este estudo propõe discutir o estatuto da leitura como componente curricular da disciplina língua portuguesa na escola brasileira. Para tanto, apresenta, inicialmente, um panorama dos modos com que a leitura emerge no percurso histórico de constituição do ensino de língua portuguesa. Em seguida, contrasta esse estatuto historicamente construído com práticas de ensino de língua portuguesa atuais mediadas por estudantes de licenciatura em Letras, por ocasião de realização de estágio em escolas da rede pública da cidade de São Paulo (Brasil). A descrição e a análise do processo de implementação de um projeto de ensino destinado à leitura de contos da literatura marginal, por um estudante, conforme registrado em seu relatório de estágio, permitem problematizar alguns desafios que a prática de leitura em sala de aula coloca para o ensino e para a formação do professor de língua portuguesa.

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Publicado

2021-05-03

Como Citar

NONATO, Sandoval. Leitura, ensino de língua portuguesa e formação do professor. Linha D’Água, São Paulo, v. 34, n. 1, p. 103–115, 2021. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v34i1p103-115. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/174399.. Acesso em: 18 abr. 2024.