Educação literária e ensino remoto: um relato de pesquisa para uma comunidade de leitores em formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v35i1p157-179

Palavras-chave:

Literatura, Ensino médio, Ensino remoto, Formação de leitores, Práticas pedagógicas

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever e analisar duas práticas pedagógicas elaboradas para turmas de Ensino Médio da Escola Técnica de Vargem Grande do Sul no que tange à educação literária na modalidade de ensino remoto. Considerando aportes teóricos abordados por Rildo Cosson, Cecilia Bajour e Silvia Castrillón acerca do direito à leitura/literatura e da experiência da escuta literária, procuramos sistematizar reflexões e teorias que subjazem a prática docente, em um relato essencialmente narrativo. Por fim, oferecemos alguns indícios de que tais práticas, e, consequentemente, o cotidiano das interações nas aulas de Língua Portuguesa e Literaturas, possam ter desnaturalizado percepções dos estudantes em relação à adaptação da gestão escolar local, assim como do sistema de ensino estadual, para o modelo de aulas remotas proposto no de ano de 2020.

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Biografia do Autor

  • Daniel dos Santos, Universidade Estadual de Campinas

    Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas e integrante do grupo de pesquisa E-lang (UNICAMP/CNPq). Pós-graduado em nível de especialização em Gestão Escolar pela USP (ESALQ-Piracicaba). Associado profissional do Instituto PECEGE, exercendo atividade de orientação no curso de MBA USP/ESALQ em Gestão Escolar. Professor de Língua Portuguesa e Literaturas na ETEC-Vargem Grande do Sul (Centro Paula Souza). Graduou-se em Licenciatura em Letras: Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atuou como monitor-chefe e professor (2013-2016) do Programa de Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros, vinculado ao Centro de Línguas Aberto à Comunidade (UFRJ). No biênio 2017-2018, atuou como coordenador pedagógico do Cursinho Popular Maria Maria, na cidade de Vargem Grande do Sul (SP). Além disso, também atuou como tutor nos cursos de Pedagogia e Engenharia de Produção da UNIVESP, em 2019; e, de 2017-2019, foi professor de Português Língua Estrangeira no Programa Idiomas sem Fronteiras (NucLi/UNICAMP/Ministério da Educação). Seus interesses principais estão relacionados à formação contínua de professores de Português Língua Estrangeira e/ou outros contextos de formação de professores. Tem experiência com o (i) ensino de Português Língua Estrangeira em variados contextos, principalmente no eixo dos letramentos acadêmicos; (ii) com os estudos de gênero em contextos escolares e de sites de redes sociais; assim como (iii) da interface dos sites de redes sociais e mídias sociais com os construtos teóricos da aprendizagem, formação e educação online.

  • Drisana de Moraes Oliveira Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Licenciada em Letras: Português - Alemão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre e doutoranda em Literaturas Portuguesas e Africanas pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas na mesma instituição. Tem experiência na área de Ensino de Alemão como Língua Estrangeira e seus estudos, atualmente, se orientam pelas relações dialéticas entre ética e estética.

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Publicado

2022-03-21

Como Citar

SANTOS, Daniel dos; SANTOS, Drisana de Moraes Oliveira. Educação literária e ensino remoto: um relato de pesquisa para uma comunidade de leitores em formação. Linha D’Água, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 157–179, 2022. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v35i1p157-179. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185180.. Acesso em: 19 abr. 2024.