Gêneros e multimodalidade: o papel do plano de texto para o ensino da leitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v33i2p39-68

Palavras-chave:

Plano de texto, gênero, multimodalidade, ensino, leitura

Resumo

Neste artigo, parte-se das propostas de Leal (2019) e de Gonçalves e Jorge (2019), com vista a contribuir para o ensino/ aprendizagem da leitura de textos multimodais. Para tal, articula-se a noção de plano de texto, equacionada como noção teórica e transposta como ferramenta de trabalho válida no âmbito do ensino da língua, com a de composicionalidade, evidenciando a interação entre o linguístico e as outras semioses. A articulação entre as duas noções possibilita trabalhar com textos multimodais, através de uma abordagem macro, para o nível contextual e, de uma abordagem meso/micro, para o nível configuracional. Pretende-se, com o presente contributo, melhorar as práticas de ensino/aprendizagem da leitura, em particular em textos com multiplicidade de linguagens, evidenciando como as diversas formas de interação entre o verbal e o não verbal são complexas e precisam de um trabalho faseado.

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Biografia do Autor

  • Audria Albuquerque Leal, Universidade Nova de Lisboa. Centro de Linguística
    Pesquisadora doutora do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa – CLUNL, Lisboa, Portugal; https://orcid.org/0000-0002-7190-2234; audrialeal@fcsh.unl.pt
  • Matilde Gonçalves, Universidade Nova de Lisboa. Centro de Linguística

    Doutorada pela Université Paris 8 (Études Portugaises) e pela Universidade NOVA de Lisboa (Linguística – Teoria do Texto), é professora auxiliar convidada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL), no qual desenvolve trabalho no grupo Gramática & Texto | Multitext. Enquadrado na linguística do texto e do discurso, o seu trabalho centra-se nas práticas de linguagem digitais, na literacia científica e na divulgação de ciência, bem como na transposição de instrumentos linguísticos para fins específicos.

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Publicado

2020-07-12

Como Citar

LEAL, Audria Albuquerque; GONÇALVES, Matilde. Gêneros e multimodalidade: o papel do plano de texto para o ensino da leitura. Linha D’Água, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 39–68, 2020. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v33i2p39-68. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/167095.. Acesso em: 18 abr. 2024.